Para a médica e reitora da Funorte, Raquel Muniz, tratamento disponibilizado pelo HC é uma vitória para a saúde norte-mineira (Adriana Queiroz)
O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) inaugurou na manhã da última sexta-feira (22), o Serviço de Alta Complexidade do Indivíduo com Obesidade. O evento contou com a participação de diretores, médicos, enfermeiros, colaboradores do hospital, além dos primeiros 25 pacientes que foram acolhidos pela equipe de cuidados multidisciplinares.
A médica, reitora da Funorte e fundadora do HCMR, Raquel Muniz, disse que os primeiros pacientes serão cuidados para alcançar o sonho deles, que é realizar a cirurgia bariátrica.
“Nossa equipe multidisciplinar está aqui hoje, para acolher não só os pacientes, mas as famílias que vêm para dar aquele apoio a eles, para que consigam aquele resultado fantástico. A gente percebe no meio deles, todas as expectativas, a esperança de recuperar sua saúde de volta. Parabéns a toda equipe do HC, em especial, aquele que sonha e faz a gente realizar sonhos, Ruy Muniz, idealizador desse grande projeto da cirurgia bariátrica. Parabéns, Ruy! Parabéns toda a equipe do Hospital Mário Ribeiro”, disse.
A servidora pública, Patrícia Cristina sacramento Barbosa, de 31 anos, falou que é grande a expectativa e que, com certeza, a vida mudará completamente depois da cirurgia.
“Espero desde 2021. Estava muito ansiosa. Eu, meus amigos e familiares também. Agora é só esperar e partir para cirurgia, comemora”.
Para o cirurgião responsável técnico do serviço de alta complexidade, Hénniky Nascimento, a obesidade é uma doença crônica e multifatorial; por isso, é de extrema importância o acompanhamento multidisciplinar por profissionais especialistas. “O Hospital das Clínicas Mário Ribeiro inaugura o primeiro Serviço de Alta Complexidade ao Indivíduo com Obesidade do Norte de Minas 100% SUS. É sem dúvida um avanço gigantesco a saúde de a nossa população disponibilizar um tratamento completo que vai desde o acolhimento, diagnóstico, plano terapêutico a cirurgia bariátrica”, comenta.
Nascimento destaca que foram anos de muitas e muitas reuniões, planilhas, fluxograma, visitas e adequações. “Hoje com enorme satisfação inauguramos o primeiro serviço de Alta complexidade em Obesidade do Norte de Minas”, diz.
Para Tatiane Beatriz Mendes Rodrigues, enfermeira especialista em saúde da família, gestão e auditoria em enfermagem, é mais um grande avanço para a saúde da população do Norte Minas, uma vez que todos os atendimentos serão realizados pelo SUS.
“Estamos recebendo hoje, encaminhados pela Secretaria de Saúde, os primeiros 25 pacientes que estão sendo acolhidos pela nossa equipe para que possamos iniciar os primeiros cuidados multidisciplinares”, revela.
A enfermeira enfatiza a importância de um acompanhamento extremamente cuidadoso e próximo ao paciente ao longo de todo o processo da cirurgia bariátrica. Isso inclui não apenas o período pré-operatório, que abrange a preparação dos exames e o acompanhamento multidisciplinar, mas também durante a cirurgia em si, no transoperatório, e no período pós-operatório do paciente.
“É um paciente que precisa de um acompanhamento ambulatorial, bem de perto. E a nossa equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e demais profissionais. Todos nós nos encontramos engajados nos preparativos para receber hoje os pacientes. Teremos agora a pouco no HCMR, atendimento médico, a primeira consulta, a primeira avaliação médica com toda a equipe nessa inauguração desse serviço, que será tão importante para tantos pacientes que estão à espera”, disse.
Com relação ao trabalho da nutrição, o inicio será no pré-operatório e permanecerá durante a cirurgia e por, no mínimo, 18 meses, garante a nutricionista clínica, Ilana Gonçalves.
“A importância da nutrição no processo de tratamento da obesidade é fundamental para garantir a qualidade de vida com o adequado fornecimento de calorias e nutrientes proporcionando a perda de peso e, principalmente, viabilizando através dos planos alimentares individuais, a manutenção do peso adequado e a saúde dos pacientes atendidos”, disse.
Para Cristiano Júnior, diretor do Ambulatório Campus Amazonas, é um marco histórico na saúde norte-mineira.
“Hoje, 22 de setembro de 2023, é um dia especial para o HCMR e ambulatório do Amazonas porque se inicia um trabalho de atendimentos 100% SUS de cirurgia bariátrica, juntamente com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria estadual de Saúde. A equipe multidisciplinar, fundadores e principalmente os pacientes estão radiantes e cheios de gratidão. Juntos, estamos fazendo a diferença na saúde!”, comenta.