Decisão da CIB-SUS possibilita investimentos do Ministério da Saúde na implantação de novos serviços (divulgação)
A macrorregião de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, tem um novo Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência. A revisão do Plano, conduzida neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foi aprovada na última sexta-feira (6) durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams).
Antes de ser submetido à aprovação na CIB-SUS as propostas de atualização do PAR, apresentadas pelos municípios, foi avaliada por integrantes do Comitê da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas em reunião envolvendo dirigentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems); de instituições prestadoras de serviços hospitalares; do Serviço Móvel de Urgência (Samu); gestores municipais de saúde; dirigentes e técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora e da Central de Regulação de Leitos do Norte de Minas.
A superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques avalia que “com a revisão do Plano de Ação Regional o Norte de Minas dá importante passo para a atração de novos investimentos, possibilitando com isso o fortalecimento das micror-regiões de saúde na prestação de serviços de média e alta complexidade, o que contribuirá para a redução das demandas que, em sua maioria, atualmente estão concentradas em Montes Claros”.
Entre as áreas que compõem a rede de urgência e emergência estão as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas); assistência hospitalar; a atenção domiciliar e o Samu. Com a atualização do Plano de Ação Regional a previsão é de que haverá incremento anual superior a R$ 46,1 milhões no custeio dos serviços de saúde do Norte de Minas.
HOSPITAL DAS CLÍNICAS
Os gestores aprovaram diversas propostas destinadas a aprimorar a tipologia de hospitais, em resposta ao crescente aumento dos serviços prestados à população. Entre as mudanças propostas, está a reclassificação do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR), um estabelecimento de referência em pediatria e traumato-ortopedia, que será agora categorizado como Hospital Especializado Tipo 1 entre as instituições de MOC.
Além disso, o HCMR receberá um significativo aumento na sua capacidade de atendimento na região Norte de Minas. Dos 215 novos leitos a serem adicionados, o hospital será beneficiado com 37, incluindo 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 18 unidades de terapia intensiva pediátrica.
Adicionalmente, como parte dessas iniciativas, o HCMR também será equipado com 20 novas acomodações dedicadas ao atendimento de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), juntamente com 25 leitos de cuidados prolongados.