Chefe de cozinha Andréa Pereira: preferência por refeições caseiras resgata raízes culturais brasileiras (ARQUIVO PESSOAL)
Na quarta-feira (16) passada, foi celebrado o ‘Dia Mundial da Alimentação’, data dedicada a refletir sobre nossa relação com os alimentos e à conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável. Conforme a pesquisa Appetite for Growth 2024, da Kantar Brasil, os brasileiros se destacam por realizar mais refeições principais e dedicar mais tempo ao preparo de alimentos em comparação com países como México, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha e Colômbia.
Para Andréa Pereira, chefe de cozinha, a preferência dos brasileiros por refeições caseiras fortalece a conexão com a comida tradicional e resgata as raízes culturais. Ela destaca que pratos feitos na hora trazem lembranças e autenticidade. “A busca por uma alimentação mais saudável está se tornando uma tendência, impulsionada pelo crescente interesse em uma vida fitness e pela redução do consumo de alimentos industrializados”, explica.
Andréa também destacou que o tempo dedicado ao preparo dos alimentos, destacado pela pesquisa, faz diferença na qualidade e no sabor. “O tempo investido na preparação não é perdido, mas sim uma forma de garantir mais qualidade e sabor à refeição, além de benefícios para a saúde”, acrescentou.
MELHOR REMÉDIO
O nutricionista Vitório di Mambro Júnior acredita que os brasileiros gastam mais tempo cozinhando refeições completas devido ao maior acesso a produtos naturais em comparação com processados. Ele também destacou que esse hábito está ligado à cultura do país, onde é tradicional preparar várias refeições ao longo do dia. “O Brasil é um país agrícola, temos mais acesso a produtos naturais, isso ajuda muito. Além do fato de que o nosso país é formado por inúmeras culturas, e por isso é diferenciado”.
A pesquisa também apontou uma tendência global de adicionar complementos saudáveis às refeições, como frutas no café da manhã. “Os brasileiros também estão mudando seus hábitos, inserindo mais alimentos saudáveis na primeira refeição do dia, como frutas e ovos, em busca de uma dieta mais equilibrada”, garantiu o nutricionista.
Sobre o retorno de doces aos lanches da tarde e o equilíbrio entre prazer e saúde, Vitório defende uma reeducação alimentar, orientando o consumo moderado de alimentos doces e incentivando substituições mais saudáveis, como chocolates com alto teor de cacau e doces naturais em vez de processados. “O prazer de comer deve ser mantido, mas com consciência e moderação”, explicou.
Por fim, ele reforçou sua filosofia baseada na famosa frase de Hipócrates: “Que o seu remédio seja o seu alimento, e que o seu alimento seja o seu remédio”. Segundo Vitório, essa é a melhor definição de como usar a alimentação de forma correta e consciente, ressaltando que, “ao comer bem, você não está garantindo que nunca adoecerá, mas certamente reduzirá as chances de desenvolver doenças devido a uma má alimentação”, conclui.