Governo vai retomar discussão sobre Chikungunya

_

Jornal O Norte
01/11/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:43

Sete meses depois do alerta e sem nenhuma medida adotada, o ministério da Saúde retoma a discussão sobre o elevado número de mortes por chikungunya no Brasil. Dentro de duas semanas, especialistas de vários estados devem se encontrar em Brasília para tentar decifrar as razões que levam à infecção, provocada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypti, a causar tantas mortes.

Até agora, foram confirmados 120 óbitos pela doença. O número pode ser muito maior do que a estatística oficial. A confirmação de casos suspeitos é lenta, em virtude das dificuldades enfrentadas pelos laboratórios oficiais.

TARDE DEMAIS
Embora importante, a discussão convocada pelo ministério é considerada tardia. Um encontro semelhante foi feito em abril. Na época, foi reconhecida a necessidade de se estudar os casos até então reunidos, identificar os fatores de maior risco para o agravamento das infecções e, a partir daí, fazer uma espécie de manual voltado para profissionais de saúde. O problema é que, às vésperas do verão, período de maior risco de epidemia, nada foi feito pelo governo e o assunto perdeu espaço nas discussões em Brasília.


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por