Governo define produção de insumos de laboratórios públicos

Os insumos são usados no tratamento de artrite, câncer e doenças autoimunes pelo Sistema Único de Saúde

Jornal O Norte
23/02/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:54

Para facilitar a produção de insumos de medicamentos de acordo com a expertise dos laboratórios públicos brasileiros, o Ministério da Saúde divulgou a nova distribuição da produção entre Fiocruz/Biomanguinhos, Instituto Butantan e Tecpar.

Os insumos, que são produzidos por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo, são usados no tratamento de artrite, câncer e doenças autoimunes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros laboratórios públicos serão especializados em outras sete plataformas: síntese química, hemoderivados, doenças raras, fitoterápicos, doenças negligenciadas, produtos para a saúde e medicina nuclear. O objetivo da especialização dos laboratórios por meio da Nova Política de Plataformas Inteligentes de Tecnologia em Saúde é oferecer competitividade, escala de comercialização dos produtos e capacitação dos pesquisadores.

A expectativa é que haja um investimento privado de R$ 6,4 bilhões; a construção de pelo menos três novas fábricas; criação de mais de 7.400 vagas de empregos qualificados; e envolver cerca de 450 doutores especializados em pesquisas para auxiliar o desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por