saúde

Glaucilândia recebe ações contra às arbovirores

Oito óbitos estão sob investigação devido a arboviroses, sendo um deles em Glaucilândia

Da Redação
Publicado em 07/02/2024 às 19:00.
Orientações foram reforçadas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros junto com representantes locais (SES-MG/Divulgação)

Orientações foram reforçadas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros junto com representantes locais (SES-MG/Divulgação)

Nesta última terça-feira, 6 de fevereiro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou visita técnica ao município de Glaucilândia, com o objetivo de intensificar as ações de apoio aos gestores para a adoção de medidas de contenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela. Mesmo tendo sido a primeira localidade do Norte de Minas que, em janeiro deste ano, contou com ações de eliminação do mosquito, com aplicação de inseticida por meio de equipamentos de Ultra Baixo Volume Veicular (UBV), o município contabilizou 22 casos notificados de arboviroses, um óbito está em investigação e a taxa de incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti chegou a 751,37 casos por 100 mil habitantes

O trabalho foi conduzido pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, contou com a participação de referências técnicas das Coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, Regulação e de Atenção à Saúde. Representando o município, participaram de encontro na Prefeitura de Glaucilândia o secretário Municipal de Saúde, Luciano Afonso Amorim; a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Laís Bicalho; o coordenador de Endemias, Heraldo Pinheiro de Carvalho e a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS), Laura Fabiana Rodrigues Araújo. 

De acordo com a coordenadora, o objetivo da visita técnica é entender o cenário epidemiológico e de assistência à saúde da população, a fim de que a Secretaria de Estado de Saúde tenha condições de identificar os problemas que porventura estejam ocorrendo para que possa orientar e definir outras estratégias de apoio ao município. “Nosso foco é conter o avanço dos casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, com a integração dos serviços de Vigilância Epidemiológica e de Saúde com os profissionais das unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Vigilância Laboratorial”, pontuou Agna Menezes na abertura a visita técnica.

Na oportunidade, o secretário Municipal de Saúde, Luciano Amorim, e o coordenador de endemias, Heraldo Carvalho, explicaram que “neste ano, Glaucilândia passa por momento atípico de casos notificados de arboviroses. Isso porque, além de casos notificados na área urbana, logo nos primeiros dias do ano, também surgiram pacientes doentes na zona rural, principalmente na comunidade de Rio das Pedras, onde há maior concentração populacional”, explicou o secretário Municipal de Saúde. Segundo ele, o município possui extensa área rural, totalizando cinco comunidades e 1.380 imóveis na área urbana. Para fazer o controle de focos do Aedes aegypti, a cidade possui dois agentes de controle de endemias e um supervisor de campo. Diante do atual cenário, está sendo providenciada a contratação de mais profissionais para realizar o trabalho de identificação e eliminação de focos do mosquito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por