Christine Antonini
Repórter
Em 2015, o ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika Vírus e o surto de casos de microcefalia no nordeste do país. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti responsável também pela Dengue e Chikungunya. No ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2 mil bebês com microcefalia. Em Montes Claros, existe um caso em especial - os gêmeos Pierre e Pietro, que nasceram em setembro de 2016, e foram diagnosticados com a doença.
Aos 20 anos de idade, a estudante Jéssica Pereira de Abreu Mota descobriu que estava grávida. Mesmo a gestação não sendo planejada, a alegria tomou conta de todos familiares, principalmente de Samuel dos Santos Batista, pai das crianças. A estudante pontua que a gravidez foi tranquila, até então, como qualquer outra, com os enjoos normais e o mal-estar, nada que pudesse perceber que as crianças pudessem nascer com microcefalia.
- Tive muito cuidado, porque estava grávida de gêmeos e essa situação requer mais repouso e atenção. Com o ultrassom, vimos que seriam gêmeos e logo começamos a pensar em nomes e no futuro dos meninos – conta Jéssica.
Logo após o nascimento, os dois meninos foram submetidos a uma série de exames em que foi diagnosticada a microcefalia – ainda há investigações para saber se a causa foi devido ao Zika Vírus.
PREFEITURA NEGA LEITE
Hoje, com cinco meses de vida, Pierre e Pietro precisam de um leite especial e caro: uma lata pode custar até R$ 70 e dura menos de uma semana. O alimento, até o ano passado, era fornecido pela prefeitura de Montes Claros, através da gestão Ruy Muniz. Mas, de acordo com Jéssica, em 2017, a atual administração do prefeito Humberto Souto parou de entregar o produto.
- Não é fácil ter duas crianças com esse tipo de doença, principalmente porque meu marido está desempregado. Precisamos do leite, de fraldas e de um transporte para nos levar até as consultas. Eu me sinto humilhada e, naturalmente, bastante preocupada com a falta de recursos para alimentar minhas crianças. A prefeitura não pode fazer isso – lamenta.
CAMPANHA
O Grupo Interativo de Pais Eficientes (Gipe), na ausência do poder público de Montes Claros, abraçou a causa da família e está arrecadando para ela leite, fraldas, alimentos e brinquedos. Os membros do grupo buscam as doações nas residências para facilitar a solidariedade.
Quem interessar em doar e ajudar a família dos gêmeos Pierre e Pietro pode entrar em contato pelo telefone 9 9927-4182.
MICROCEFALIA
A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.