Estoque de sangue abaixo do ideal no Hemocentro

-

Jornal O Norte
23/02/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:54

Vitor Costa
Estagiário


É no período de carnaval que aumenta a demanda por sangue nos hospitais, diante do alto número de acidentes de trânsito e episódios de violência. As doações costumam cair no período pré-carnaval e após o feriado prolongado, mas este ano a situação está mais crítica porque a redução ao longo de fevereiro foi significativa.

O Hemocentro Regional Fundação Hemominas, em Montes Claros, ainda está com o estoque em recuperação devido às festas de Natal e Ano Novo. A instituição prevê fechar o mês com 1300 bolsas de sangue coletadas, mas são necessárias 1500 bolsas mensais para suprir o abastecimento de dezenas de unidades hospitalares em 26 municípios conveniados do norte de Minas.

DOAÇÃO
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

O estudante Otávio Augusto de Souza, antes de sair para folia, já fez a sua doação de sangue. Ele realiza o procedimento há dois anos.

- Eu posso doar até quatro vezes no ano, segundo orientações médicas. A última vez foi no dia 3 de fevereiro. A atitude de poder ajudar o próximo é o que me motiva na hora da doação e desperta a vontade de voltar em outras oportunidades – conta Otávio.  

O Hemominas terá funcionamento especial em virtude do feriado prolongado de carnaval. Haverá atendimento extra ao público no sábado de carnaval, das 7h ás 12h, e voltará ao funcionamento na Quarta-Feira de Cinzas, dia 01 de março, de 13h às 17h30.

BENEFÍCIOS
Os doadores podem gozar dos benefícios da Lei Federal n.º1075, de 27/03/1950 e do artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que dá direito à dispensa do ponto, no dia da doação de sangue. Também o artigo 473, da CLT, prevê que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. Para o candidato que não puder doar, é fornecida uma declaração de comparecimento ao hemocentro para justificar o atraso no comparecimento ao trabalho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por