Reunião definiu início do funcionamento do Cievs macrorregional de saúde Norte
A partir do dia 1º de setembro de 2023, Montes Claros, Norte de Minas, sediará o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O centro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em conjunto com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan Americana de Saúde (Opas). Montes Claros e Governador Valadares são municípios de duas macrorregiões de saúde do estado (Norte e Leste) escolhidas para sediar as primeiras unidades regionais do Cievs e servirão como modelo para a difusão da iniciativa para outras regiões de Minas Gerais. O investimento em cada unidade está estimado em R$ 1 milhão.
O Cievs tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS) para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população. A escolha de Montes Claros e Governador Valadares para a implantação das primeiras unidades do Cievs no estado levou em conta a existência de atividades comerciais e de serviços bastante ativas e o fato de fazerem divisa com o Nordeste do país, recebendo por isso grande tráfego de veículos e de pessoas.
Entre outras decisões ficou acertado que o Cievs será instalado na Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, envolvendo inicialmente a coordenadora, Agna Menezes, e as referências técnicas Maria Regina de Oliveira Moraes e Siderllany Aparecida Vieira Mendes.
Agna Menezes explica que “o Cievs constitui um centro estratégico articulado, cujo escopo é monitorar, identificar sobre os riscos e potenciais emergências em saúde pública para viabilizar uma resposta coordenada, adequada e integrada. Funcionará 24 horas por dia, nos sete dias da semana para que possa comunicar e investigar potenciais emergências em saúde pública”
Os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde também são responsáveis pela comunicação entre os países sobre os eventos com potencial emergência, conforme protocolo estabelecido junto à Organização Mundial da Saúde (OMS).
A coordenadora do Cievs em Minas Gerais, Eva Arcoverde, entende que “a implantação dos Cievs em Montes Claros e Governador Valadares constituirá um importante projeto piloto que subsidiará a expansão do serviço para outras cidades estratégicas de Minas Gerais, levando em conta as peculiaridades regionais”.
Por sua vez a superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques, avalia que “a escolha de Montes Claros para sediar um dos primeiros Cievs macrorregionais de Minas constitui uma iniciativa importante para o fortalecimento das ações do estado e do Ministério da Saúde na ampliação do apoio às secretarias municipais de saúde na vigilância epidemiológica, levando em conta as peculiaridades econômicas, sociais e de saúde da população norte-mineira”.