Christine Antonini
Repórter
Priscila Miranda é oncologista e referência no norte
de Minas em tratamento de câncer
No próximo sábado (04) é celebrado o Dia Mundial do Câncer, data instituída, em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), e tem como principal objetivo unir a população pelo controle do câncer e fazer com que as pessoas fiquem ainda mais atentas sobre a doença. No Brasil há mais de mais de 596 milcasos de câncer, é o que aponta o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde, Montes Claros está entre os quatro municípios mineiros de alta prevalência de óbito por câncer avançado ao diagnóstico.
A campanha que começou em 2016 e se estende até o ano que vem, pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir o câncer. Por isso, o tema escolhido foi: “Nós podemos. Eu posso”. Assim, todas as pessoas têm o poder de tomar diversas atitudes para reduzir o impacto do câncer nos indivíduos, nas famílias e nas comunidades.
De acordo com a médica oncologista e referência no tratamento de câncer no Norte de Minas, Priscila Miranda, o câncer mais comum no norte-mineiros são: homem: próstata, pulmão e estômago; mulheres: mama, colo de útero e intestino.
- No entanto, é perceptível o aumento nos índices de câncer de boca e esôfago, ambos diretamente ligados aos hábitos do cigarro e da bebida – diz a especialista.
O diagnóstico precoce é o principal fator para a possível cura. O câncer de próstata é o que mais mata homens, pois ainda é uma doença marcada por mitos e preconceitos. Dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca mostram que somente 2% dos homens visitam o urologista anualmente e os tumores podem demorar até 15 anos para atingir um centímetro, por isso a necessidade de monitoramento é essencial.
CÂNCER INFANTIL
Segundo a Fundação Sarah (hospital referência em tratamento de câncer infantil), em Montes Claros estão sendo tratadas 170 crianças com câncer e foram registrados 39 novos casos em 2016 – do município e de cidades vizinhas.
DIA MUNDIAL DA MAMOGRAFIA
No domingo (05), é celebrado o Dia Mundial da Mamografia instituído há dois anos, a data objetiva sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
Raissa Caires tem 25 anos e está na fase final do tratamento de câncer de mama, ela conta que o diagnóstico de câncer de mama foi algo muito assustador, mas que hoje ela se vê vitoriosa.
- Acredito que fui escolhida de forma especial por Deus para passar por esta doença. Quando se está doente a gente passa por momentos muito difíceis, e redescobre valores que estavam esquecidos. Hoje, eu me vejo diferente, aprendi a me amar muito mais – relata.