Das 12 cidades mineiras com maior incidência da doença no último mês, sete são da região; Mirabela lidera o ranking
(WESLEY RODRIGUES/HOJE EM DIA)
Com a chegada do verão e das chuvas, o alerta para a dengue dispara em toda a região. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) divulgado na segunda-feira, nas últimas quatro semanas, dos 12 municípios do Estado com maior incidência de casos prováveis da doença – que leva em conta as confirmações e os suspeitos –, sete são do Norte de Minas.
Mirabela lidera no Estado com uma incidência considerada altíssima, proporcionalmente ao número de habitantes. São 173 casos, o que para a população de 13.726 moradores, dá um índice de incidência de 1.260,38. É quase o dobro da segunda colocada, Guarani, na Zona da Mata mineira, com índice em 707,42.
As outras cidades do Norte de Minas entre as 12 com maior incidência de casos são Mamonas (286,84), Ibiaí (238,10), Mato Verde (210,13), Gameleiras (190,62), Ponto Chique (187,84) e Campo Azul (103,55).
AÇÕES
A Secretaria Regional de Saúde de Januária, responsável por Mirabela, informou que para realizar o controle vetorial é necessário atuar com diversas ações, como manejo ambiental, mobilização da comunidade de maneira educativa e visitas domiciliares.
De acordo com Carlos Manoel Pereira, coordenador do Núcleo de Vigilância da SRS de Januária, a regional já solicitou em Montes Claros o veículo para utilizar o UBV (conhecido popularmente como fumacê) e que as atividades devem começar imediatamente.
“Estamos entrando com UBV motorizado, de impacto, utilizado para diminuir o número de mosquitos adultos que provavelmente estão infectados. Mas é só mais uma ação, que faz parte de um controle integrado que estamos realizando”, disse Carlos Pereira, que afirmou que os trabalhos com UBV motorizado devem seguir por duas semanas.
O coordenador de Vigilância em Saúde de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, informou que o veículo já foi liberado para utilização me Mirabela. Segundo ele, para utilizar o UBV motorizado é necessário que exista uma taxa acima de 300 casos por cada 100 mil habitantes, que não é o caso das outras seis cidades norte-mineiras citadas.
A Prefeitura de Mirabela informou, por nota, que “no final de novembro identificamos que houve um aumento do número de casos suspeitos de dengue no município” e que, diante disso, várias medidas foram adotadas, como mutirão de limpeza, orientação aos profissionais de saúde e palestras em escolas.
Um novo mutirão de limpeza será feito na cidade 21 a 25 de janeiro e capacitação dos profissionais da área de saúde.
ESTADO
Em Minas foram registrados 2.703 novos casos prováveis de dengue em apenas 27 dias. Ao todo, em 2018, foram 29.875 notificações.
Com relação à febre chikungunya, o Estado registrou 11.772 casos prováveis da doença, todos concentrados na região do Vale do Aço. Uma morte foi registrada ano passado em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, e duas mortes estão sob investigação.
Já com relação à zika, foram registrados 184 casos prováveis da doença em 2018.