SAÚDE

Década de cuidados

Hospital Doutor Mário Ribeiro completa dez anos de trabalho pela saúde

Márcia Vieira
Publicado em 30/06/2023 às 19:00.
HC foi criado com o objetivo de atender com qualidade e humanidade Montes Claros e, consequentemente, o Norte de Minas (divulgação)

HC foi criado com o objetivo de atender com qualidade e humanidade Montes Claros e, consequentemente, o Norte de Minas (divulgação)

Em 2013, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira entrou para história de Montes Claros com a missão de garantir à população, não apenas da cidade, mas de todo o Norte de Minas, acesso a uma medicina avançada. Já são dez anos levando saúde para os norte-mineiros e, para celebrar a data, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, FUNORTE e Secretaria Municipal de Saúde se uniram em um mutirão, para a realização de mil cirurgias. O objetivo é diminuir a fila de espera desse tipo de cirurgia, ou seja, aquelas que não são de urgência ou emergência, mas que trazem sequelas. As especialidades incluídas na ação são vesícula, esterilização feminina e masculina (laqueadura e vasectomia) e cirurgias oftal-mológicas (catarata, pterígio e glaucoma). 
 
Alívio
Há três anos aguardando uma cirurgia de vesícula, Ana Maria Silva Santos, enfim pode realizar o sonho de colocar um fim nas dores físicas e da alma. “Me ligaram da secretaria. Eu piorei, estava triste e chateada com a demora. Devido a tantos problemas de saúde não posso nem trabalhar”, disse a moradora do Vila Sion, que foi informada na época que havia pelo menos três mil pessoas na sua frente. 

Milene Santos veio acompanhar a tia numa cirurgia de vesícula. Ela conta que a paciente chegou a realizar os exames de risco cirúrgico por três vezes e a cirurgia não saía. Enquanto esperava, a dor era minimizada com medicamentos. “Depois de dois anos, chegou o momento. Ela fez exame de sangue, eletro, teste ergométrico e raio X de tórax por conta da idade. Mas os exames venceram sem que ela realizasse o procedimento. Além de ser inconveniente para o paciente, é dinheiro público indo pelo ralo”, disse. 
Para ela, o mutirão deveria ser realizado com mais frequência. “Nem todo mundo tem um plano de saúde bom, que dá cobertura total, principalmente para este tipo de cirurgia. Apesar de não ser complexa, poderia ser mais urgente. Uma iniciativa como essa é importante para não deixar acumular”, opina. 

OLHOS DA ALMA
Enxergar o mundo com todas as suas cores e nitidez era o sonho de Ana Maria Brasilino, que se submeteu a um procedimento para solucionar o glaucoma. “Não estava enxergando nada e agora está tudo claro. Fui muito bem atendida. Estou na fila há três meses. Até que não demorou muito. Foi ótimo esse mutirão. Agora, posso enxergar até as cachoeiras da minha cidade”, diz a paciente que é natural de Joaquim Felício. 

Outro que chegou ao HC com o sonho de voltar a enxergar com nitidez foi Deusdete Ferreira, que é de Varzelândia. “Foi tranquilo, não doeu nada. Minha vista estava embaçada, fiz a consulta e houve necessidade de passar pela cirurgia. Estou muito feliz com a recepção que tive no hospital”, declarou.

Já para José Maria Almeida, a ida de Engenheiro Navarro a Montes Claros foi uma das mais importantes da sua vida, pois veio em busca de recuperar a visão. “Foi ‘rapidez’. Estou aqui para tirar os pontos e vou enxergar beleza, graças a Deus”, brincou o paciente que retornou ao hospital para conclusão do procedimento. 

Estrutura e qualidade
Credenciado pelo SUS desde 2014, e com uma gama de serviços que fez dele referência na rede de urgência e emergência, como o atendimento adulto e pediátrico; o Hospital Dr. Mário Ribeiros conta hoje com 182 leitos: 40 leitos UTI Adulto, 12 leitos neonatal, 12 leitos UTI Pediátrica, 42 leitos Clínica Médica, 32 leitos Clínica Cirúrgica, 25 leitos obstétricos e 19 leitos pediátricos. O hospital atende cerca de três milhões de pessoas oriundas de aproximadamente 90 municípios da região. O HC tem ainda terapia intensiva adulto, terapia intensiva pediátrica, maternidade, pronto socorro adulto e materno-infantil, bloco cirúrgico e consultas especializadas compõem a oferta de serviço, arrematada por uma tecnologia de ponta, profissionais qualificados e atendimento humanizado.

Jonathan Rodrigues, diretor clínico do hospital, destaca que a unidade hospitalar foi projetada para se dedicar ao SUS e está compondo a rede com protagonismo. “Em Montes Claros e região havia uma lacuna. O HC veio preencher parte disso e tem feito seu papel com louvor. O mutirão é um momento importante. A Pandemia acumulou muita cirurgia eletiva, que já era um gargalo da região. O HC praticamente zerou a fila de catarata e agora com essa parceria podemos fazer também a cirurgia de vesícula por videolaparoscopia, coisa que até pouco tempo atrás só o paciente particular tinha acesso. Enfim, o que as pessoas precisam e estavam aguardando. Ficamos muito felizes”.
 
CIRURGIAS
A realização de consultas de avaliação, exames laboratoriais e outros procedimentos, necessários no pré-operatório, é feita pelo hospital, que por meio deles terá a indicação se o paciente está apto a passar pela intervenção cirúrgica. Entre os dias 1 e 5 de julho as cirurgias serão intensificadas. Os interessados deverão procurar o ESF do seu bairro e o encaminhamento é feito pela secretaria de saúde. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por