Cuidado dobrado: pelo menos 37% das ocorrências hospitalares envolvem crianças

_

Jornal O Norte
27/12/2016 às 05:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:43

Christine Antonini
Repórter

É necessário cuidado dobrado com as crianças durante as férias, período em que elas ficam mais tempo em casa. Os acidentes domésticos envolvendo crianças representam 37% das ocorrências hospitalares, segundo aponta o Portal da Saúde. Os acidentes mais comuns no fim de ano são: afogamentos, ingestão de substância tóxica e queimaduras com fogos de artifício.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, em dezembro de 2015 a janeiro deste ano, houve duas ocorrências com crianças: uma caiu dentro de uma cisterna e a outra ficou presa no banheiro. Houve ainda oito casos de afogamento.

BRINQUEDO ERRADO
O tenente Diego Prates pontua que parte dos acidentes é causada pela escolha errada dos brinquedos.

- É importante escolher brinquedos que estejam de acordo com a idade da criança. Muitos apresentam peças pequenas que podem ser ingeridas ou introduzidas no nariz ou ouvido. Se for presentear com bicicletas, skate ou patins, o equipamento de segurança deve vir junto – explica o tenente.

ALTA
Está prevista para hoje a alta hospitalar do garoto Antony, de oito anos de idade que se queimou com água quente. Há dois dias ele foi internado em hospital da cidade depois de sofrer um acidente doméstico. Ao se sentar no sofá, o garoto acidentalmente derrubou chá quente na barriga, ocasionando queimaduras graves.  

- Sempre ficamos atentos com os meninos, não deixamos facas em lugares que eles alcançam, nem fósforo. O caso com Antony foi um acidente mesmo. Mas, Graças a Deus ele está bem. Agora é tomar cuidado para evitar novos acidentes. Sem dúvida, estamos mais atentos com relação a isso – pontua Valdemar Pereira de Jesus, pai do menino.  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por