Cresce o número de veganos em Montes Claros

-

Jornal O Norte
12/01/2017 às 05:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:49

Vitor Costa
Estagiário

O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Algumas pessoas em Montes Claros já são adeptas dessa ideologia

Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente, como explica o estudante de engenharia Pedro Fonseca.

-Ser vegano não se resume a uma longa lista de alimentos que você não poderá comer. Para ser um vegano, a pessoa passa por uma transformação e isso se dá quando ela, como ser humano depara com o horror da agricultura animal. Isso desperta a compaixão pelos animais. Respeitar os animais significa compreender que eles devem viver a vida que é deles e que eles não estão neste mundo para serem nossos escravos – explica Pedro.

JUSTIÇA
Para a engenheira ambiental Aline Nascimento, não explorar os animais é uma questão de justiça e é obrigação respeitá-los.

- A maioria destes animais nunca viu a luz do sol, exceto no dia de sua morte. Não existe nenhuma justificação para a espécie humana cometer esta exploração e este massacre sobre os outros animais. Ninguém precisa comer carne, beber leite animal, tampouco de comer ovos para ser saudável. Uma dieta vegetal apresenta diversas vantagens para a saúde. Por outro lado, a agricultura animal é um desastre ambiental - afirma Aline.

Pessoas que adotam o veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, comem muito bem e de forma variada, e existem centenas de alimentos naturalmente veganos como arroz, feijão e legumes. Mas, como estão excluídos da dieta os derivados de animal, muitos nutrientes acabam ficando de fora e precisam ser compensados de alguma forma como explica a nutricionista Ádila Soares.

- Os veganos encontram nos cereais, nas castanhas e nas leguminosas as principais fontes de proteína, mas nelas a quantidade de aminoácidos é diferente em relação à encontrada na proteína animal. A vitamina D, por exemplo, é necessária para a absorção do cálcio, importante para manter os ossos fortes. Os veganos têm níveis relativamente mais baixos dessa vitamina no sangue, comparados à população em geral, porém não a ponto de provocar transtornos. A maior parte dessa substância provém da ação do sol na pele – esclarece Ádila.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por