Logotipo O Norte
Terça-Feira,4 de Novembro
Oncologia em foco

Congresso em Montes Claros discute inovações no tratamento do câncer

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 14/08/2025 às 19:00.

Montes Claros se tornou, desde a última quinta-feira (14), o ponto de encontro de especialistas nacionais e internacionais no IX Congresso Nacional e V Internacional de Oncologia. Com abertura marcada pela apresentação do cantor Leoni e a palestra do escritor e psicólogo Rossandro Klinjey, o evento reúne, até o dia 16, grandes nomes da área para debater inovações, descobertas e desafios no tratamento do câncer. A programação inclui discussões sobre câncer de mama, oncologia pediátrica, avanços em medicina personalizada e o papel fundamental do acolhimento multidisciplinar, em uma iniciativa promovida pela Associação Presente e pelo Hospital Oncovida.

Para a médica Priscila Miranda, o que torna esta edição especial e histórica é que ela simboliza a consolidação de um sonho. “Quando começamos o congresso, há quase uma década, queríamos apenas criar um espaço de aprendizado. Hoje, somos um evento reconhecido nacional e internacionalmente, com repercussão em várias regiões do país e até fora dele. Ver Montes Claros, uma cidade do interior, se tornar palco de um evento que reúne grandes nomes da oncologia mundial é, sem dúvida, um marco histórico. É o Norte de Minas sendo valorizado como território de conhecimento, ciência e acolhimento.”

Em um evento com mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, Priscila explica que o principal critério para a escolha dos nomes foi a relevância científica e humana. “Buscamos profissionais que, além do domínio técnico, compartilham da nossa visão de um cuidado mais humanizado e interdisciplinar. Queríamos nomes que falam com propriedade, mas que também inspiram e tocam. O resultado é uma programação diversa em áreas, visões e experiências, que atende desde o estudante ao profissional mais experiente.”

Sobre a importância de uma abordagem integrada na oncologia e como o congresso contribui para essa perspectiva, ela reforça. “O Congresso é, acima de tudo, um espaço de conexão. Reunimos médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, cuidadores, acadêmicos. Todos em pé de igualdade, trocando saberes. Nossa grade científica valoriza a interdisciplinaridade, discutindo casos clínicos ampliadamente e incluindo temas como espiritualidade, comunicação e ética — tudo aquilo que também influencia o desfecho do tratamento”.
 
TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES
João Gabriel Souza, professor e presidente da comissão científica, destaca os avanços científicos e tecnológicos que estarão em pauta. “Esperamos que as discussões sobre novas tecnologias e tendências emergentes tragam para nossa região o que há de mais atual na literatura científica e clínica, para diagnósticos cada vez mais precisos e precoces e um tratamento mais efetivo, com foco no paciente como um todo. Queremos discutir com profissionais de diferentes áreas e especialidades para, de fato, trazer o que existe de mais moderno para o tratamento do câncer, fortalecendo também o debate ao nível nacional”.

O acadêmico de Medicina do Centro Universitário Funorte, Guilherme Augusto de Mello Moreira, afirma que a participação no congresso é uma experiência enriquecedora. “O evento oferece palestras atualizadas ministradas por grandes especialistas e a oportunidade de apresentar trabalhos científicos que enriquecem o currículo e somam pontos para editais de residência. Participar desse congresso é investir no próprio desenvolvimento acadêmico e dar um passo importante rumo à excelência na prática médica”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por