saúde

Começa campanha de vacinação contra a gripe

Idosos e acamados podem receber a dose da vacina sem sair de casa

Larissa Durães
Publicado em 13/04/2023 às 20:30.
A vacina contra a influenza já está disponível em todas as salas de vacinação de Montes Claros (Agencia Brasil)

A vacina contra a influenza já está disponível em todas as salas de vacinação de Montes Claros (Agencia Brasil)

Proteger a população antes da chegada do frio. Esse é o principal objetivo da Campanha de Vacinação contra a gripe que está sendo realizada em todo o Brasil. Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas, além povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, já podem buscar a proteção em qualquer posto de saúde. 

A meta da campanha, de acordo com o Ministério da Saúde é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas. Em Montes Claros, a secretaria municipal de Saúde da quer vacinar 143 821 pessoas, incluindo todos os grupos prioritários. Este ano, todos os segmentos prioritários serão imunizados ao mesmo tempo.

A produtora rural, Ana Clarete da Silva Fernandes, de 63 anos, há três se vacina contra a influenza. A decisão veio depois de sofrer com a Covid. “Antes de ter covid, dificilmente eu ficava gripada. Hoje mesmo, estou gripada. Agora vou ter que esperar 30 dias para vacinar, mas vou vacinar, porque se com ela fico gripada, sem, pode ser pior”, declara.

Já a aposentada Rosa Terezinha, de 81 anos, diz que toma a vacina desde que surgiu, embora precise sempre ser lembrada pela Campanha Nacional. “Tomo desde sempre. E fico só esperando a campanha do governo para lembrar a gente, porque se não tiver campanha, quem lembra?” admite.

Médico no Programa Saúde da Família (PSF), Alisson Araújo, alerta para a importância de se vacinar e buscar proteção, principalmente idosos e crianças, que possuem o sistema imunológico mais fragilizado. “Não é que não se gripa depois de tomar a vacina, mas previne a pneumonia, evita ser internado em UTI em função do agravamento das doenças respiratórias ou mesmo de tomar antibiótico pesado. Por isso é muito importante para esse público alvo se vacinar”, ressalta, ao lembrar que 10 anos atrás se morria em consequência da pneumonia causada pela gripe, já que a bactéria entrava depois do vírus da gripe deixar o organismo debilitado.

Importante lembrar que caso a pessoa não tenha condições de se deslocar até o PSF para se vacinar, basta ligar na unidade mais próxima de casa e solicitar que um agente de saúde vá atender em casa. “Isso vale, principalmente para idosos e acamados. O que não pode é usar a dificuldade de se locomover como desculpa”, alerta o médico.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por