Logotipo O Norte
Domingo,24 de Novembro

Cientistas descobrem que infecções na infância propiciam a obesidade

41 milhões de crianças de até 5 anos estão acima do peso ou obesas

Jornal O Norte
04/11/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:44

Infecções durante a infância — mais que a ingestão de antibióticos, como se suspeitava inicialmente — foram associadas a um risco aumentado de obesidade infantil em um estudo com mais de 260 mil crianças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 41 milhões de crianças de até 5 anos estão acima do peso ou obesas, um problema que não poderia ser explicado apenas pelo desbalanço energético (calorias consumidas versus gasto calórico), segundo especialistas.

FATORES
Os cientistas estão explorando numerosos fatores que possam influenciar o crescimento e o desenvolvimento de meninos e meninas no início da infância, incluindo substâncias químicas no meio ambiente, diabetes gestacional e programação metabólica do peso corporal nos primeiros anos de vida.

Tanto infecções quanto antibióticos têm demonstrado influência na composição dos micro-organismos intestinais; a microbiota pode afetar processos metabólicos e o sistema imune, o que, por sua vez, compromete os padrões de crescimento e o desenvolvimento do peso.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por