O governo brasileiro enviou ao Haiti, nesta quinta-feira (08), três kits de medicamentos e insumos com cerca de 19.700 unidades e 3.961 doses de vacina contra cólera para auxiliar na recuperação do país após a passagem do furacão Matthew. A ação humanitária foi feita em parceria entre os ministérios da Saúde e de Defesa e Relações Exteriores. O Ministério da Defesa realizou o transporte dos materiais com aviões da FAB.
Além dos medicamentos e insumos, foram enviados mil testes rápidos de fluido oral de HIV. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, enfatizou a importância da solidariedade entre países em momentos de desastres naturais.
- O Brasil tem uma trajetória de apoio ao Haiti, desde 2010, quando iniciamos a cooperação para reestruturação do sistema de saúde do país, abalado após o terremoto - ressaltou o ministro.
Segundo ele, os medicamentos serão importantes para promover o atendimento da população atingida pelo furacão. Os três kits têm capacidade para atender 3 mil pessoas.
Por ocasião do terremoto de 2010, o Brasil enviou 400 toneladas de medicamentos em apoio às vítimas, além de 100 mil doses de vacinas contra Hepatite B e quatro toneladas de medicamentos para apoio no combate à cólera.