Inventor do “Anel de Ferrara” explicará procedimento para os médicos do Hospital das Clínicas (Leonardo Queiroz)
O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (HCMR), em Montes Claros, abriu nesta sexta-feira (25) o serviço de tratamento de ceratocone pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O contrato com o hospital foi firmado em um ano para realização de 700 cirurgias oftalmológicas, sendo 500 de ceratocone e 200 cirurgias de crosslinking.
Para inaugurar o serviço o médico Dr. Paulo Ferrara, autoridade máxima no Brasil em ceratocone, estará presente no HCMR, nesta sexta-feira, onde acontecerá um encontro com os médicos da entidade, além da realização de dez procedimentos cirúrgicos. Na oportunidade, o médico irá explicar sobre o implante do “Anel de Ferrara” e a cirurgia de ceratocone crosslinking.
A técnica ortopédica Anel de Ferrara foi inventada pelo Dr. Paulo Ferrara, com sua patente depositada em 1987 e expedida em 1993. Em 1991, o primeiro paciente foi implantado com o segmento 360, e em 1994 o médico criou os instrumentais cirúrgicos e a técnica de tunelização para o implante do anel. Em 1996, os segmentos passaram a ser utilizados para o tratamento de pacientes portadores de Ceratocone e desde esse ano o Anel de Ferrara é utilizado para a correção da doença. Atualmente, esse procedimento é realizado em 87 países, e estima-se que mais de 600 mil olhos já tenham sido operados.
O ceratocone é uma doença ocular que não tem cura e que deixa a córnea do olho curvada para a frente, ficando semelhante a um cone. Nos estágios iniciais da doença, é possível evitar a sua evolução com o uso de óculos ou lentes de contato. No entanto, caso a doença progrida e atinja um estado mais avançado, a cirurgia passa a ser a opção mais recomendada como forma de tratamento.
A diretora assistencial do HCMR, Ana Paula de Oliveira Nascimento, explica que a abertura do serviço de tratamento pelo SUS será de grande importância para os norte-mineiros — “A ceratocone é uma doença que pode levar a cegueira se não tratada adequadamente e em tempo, por isso vimos a importância de desenvolver esse trabalho e buscar profissionais para realizar o procedimento para o paciente do SUS. Toda a equipe do HC está muito feliz em receber o Dr. Paulo Ferrara para inauguração do serviço e temos certeza que será um trabalho muito gratificante devolver qualidade de vida para nossos pacientes”, diz.
PROCEDIMENTOS
O Anel de Ferrara é uma técnica ortopédica que corrige a curvatura corneana alterada pelo Ceratocone e devolve a qualidade de vida ao paciente através do fortalecimento da córnea, diminuindo a miopia e o astigmatismo, melhorando o conforto e a visão. Não apresenta rejeição e é uma cirurgia rápida e indolor.
Já o Crosslinking da córnea é um método um pouco mais simples e menos invasivo que o Anel de Ferrara. O procedimento consiste no uso da riboflavina (vitamina B2) e da aplicação de raios UVA (ultra violeta) para o enrijecimento do tecido corneano. O objetivo do Crosslinking é fortalecer as fibras do colágeno da córnea, a fim de endurecê-la e impedir que ela “entorte” para a frente.