saúde

Ataques de escorpião crescem 12% em Montes Claros

Casos não foram graves, informa médico do Hospital Universitário Clemente de Faria

Larissa Durães
Publicado em 29/07/2022 às 22:30.
Caso mais complicado foi de uma criança de outro município, conta Carlos Lopo (Ascom/HUCF)

Caso mais complicado foi de uma criança de outro município, conta Carlos Lopo (Ascom/HUCF)

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) registrou crescimento de 12,44% no número de atendimentos por picadas de escorpião nos seis primeiros meses em Montes Claros. Foram 1.256, contra 1.117 no mesmo período em 2021 (2.423 no ano todo), incluindo idosos, crianças, jovens e adultos.

O médico pediatra Carlos Lopo, que trabalha na unidade, estranha o aumento de registros relacionados aos animais peçonhentos, já que o período de ataques, normalmente, é quando está quente ou em época de chuva. “O momento não é oportuno, porque normalmente neste período não temos tantas incidências assim. Já que é um período mais frio e sem chuvas também”, comentou. 

Felizmente, destacou o profissional de saúde, não houve casos muito alarmantes neste ano, em razão do rápido atendimento. “As crianças estão sendo trazidas em tempo hábil, e sendo medicadas também em tempo hábil. 

O caso mais complicado, foi de uma criança de outro município levada até o HU, mas que foi medicada e evolui muito bem”, diz aliviado. A criança mais nova picada por escorpião este ano tem apenas 9 meses.

Em relação aos primeiros socorros, de acordo com o médico, o ideal é sempre procurar os hospitais especializados. No caso de Montes Claros, a referência é o Hospital Universitário Clemente de Faria.

“O único antídoto do veneno é o soro anties-corpiônico, não existe outra solução. O que se deve fazer de imediato, é lavar com água e sabão o local da picada para impedir infecção oportunista e ao chegar no hospital, informar as características do animal peçonhento”, explica o médico. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por