Saúde

Apreensões da Receita Federal viram doações

Municípios do Norte de Minas são beneficiados com mais de R$ 900 mil doados pelo órgão

Márcia Vieira
Publicado em 04/08/2022 às 01:26.
Prefeitos do Norte de Minas beneficiados com a iniciativa da Receita Federal participaram de evento e receberam a boa notícia (divulgação/receita federal)

Prefeitos do Norte de Minas beneficiados com a iniciativa da Receita Federal participaram de evento e receberam a boa notícia (divulgação/receita federal)

Doze municípios da região são beneficiados com doações feitas pela Receita Federal de Montes Claros. Foram apurados quase R$ 900 mil, que contemplarão projetos da área de turismo, agricultura, assistência social, educação e esportes.  

“Neste momento específico estamos trabalhando com celulares, radiocomunicadores e veículos. Estamos fazendo a entrega coletiva de ítens que podem ser aproveitados para seu uso da forma como estão. Direcionamos para instituições que prestam serviço social relevantes nas áreas de segurança pública e instituições de ensino que desempenham este papel na região e em alguns municípios de microrregiões diferentes. Essa é a essência da destinação”, destacou o delegado da Receita Federal, Andrey Oliveira.

Os valores são objeto de mensuração (arbitramento) pelo auditor fiscal no momento da apreensão, de acordo com o encontrado no mercado naquele período, caso o preço informado pelo detentor do item seja claramente incorreto (não comprovado). 

O delegado da Receita Federal pontua que o cigarro é um dos itens que mais se apreende. Ao dar entrada em território nacional sem passar pelo rito necessário é dada a pena de perdimento tanto no produto quanto no veículo. No caso do cigarro, ele é destruído, sendo uma parte transformada em adubo e outra em telha e materiais de construção. Já o veículo, é destinado a instituições ou prefeituras que comprovem, por meio de projetos e solicitações, o direcionamento do produto em prol da comunidade.
 
CAMINHÃO DE DOAÇÃO 
Andrey destacou que a cidade de Rio Pardo de Minas, uma das contempladas nesta entrega com um caminhão, foi bastante afetada pelas chuvas no início do ano, assim como outras daquela região. “Acreditamos que este item vai ser fundamental no processo de reconstrução do município”, disse.

De acordo com o prefeito de Rio Pardo de Minas, Astor José de Sá, a doação é de grande valia para o município que tem cerca de 32 mil habitantes e quase 70% da população na zona rural do município.

“Temos 3600k de estrada de chão dentro do município e 119 comunidades rurais. Recebemos a carreta e nela vamos montar um consultório móvel para atender a zona rural. Outra possibilidade é usar o cavalo para transformar em um carro pipa”, disse. 
 
PARCERIA
O professor Edinei Canuto Paiva, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Instituto Federal do Norte Minas (IFNMG), diz que são várias as frentes de atuação que favorecem tanto a comunidade quanto as instituições de ensino.

Em atividade recente, o Instituto trabalhou com recuperandos da Apac na descaracterização de vestuário e também já foi contemplado com doação de veículo, utilizado para transportar alunos em visitas técnicas.

“A gente consegue fazer uma atividade interdisciplinar entre a pesquisa, a extensão e a inovação. Quando se atende a uma necessidade do público externo quem faz isso e a parte da extensão. Quando se desenvolve uma tecnologia nova ou ajuda a modificar algo existente tecnologicamente falando, nós temos inovação e quando capacitamos os recuperandos estamos com atividade de ensino. Ou seja, trabalhamos os três pilares fortes com essa parceria”, explicou o professor.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por