saúde

Alerta para a ocorrência de febre maculosa na região

Na última semana, um caso da doença foi confirmada em MOC pelas autoridades sanitárias

Da Redação
Publicado em 05/08/2024 às 19:00.
Em agosto de 2023 a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou curso teórico e prático sobre a investigação entomológica da febre maculosa (SRS de Montes Claros)

Em agosto de 2023 a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou curso teórico e prático sobre a investigação entomológica da febre maculosa (SRS de Montes Claros)

Na última semana, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros divulgou um alerta epidemiológico para os 86 municípios da macrorregião de Saúde Norte de Minas. O comunicado foi feito após a confirmação de um caso de febre maculosa em Montes Claros.

Trata-se de uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por bactérias do gênero Rickettsia e é transmitida pela picada de carrapatos infectados.

O alerta epidemioló-gico “tem como objetivo a divulgação rápida e eficaz de conhecimento à população, parceiros e partes intervenientes, possibilitando o acesso a informações fidedignas que possam auxiliar nos diálogos para a tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde e do Cievs na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

O caso de febre maculosa ocorrido em Montes Claros foi confirmado no final da segunda quinzena de julho, a partir da análise de uma segunda amostra sorológica, realizada na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. A doença acometeu um homem de 60 anos que trabalha como supervisor de equipe de maquinário agrícola em zonas rurais.

“É importante salientar que os municípios vêm notificando casos suspeitos de febre maculosa, porém, até então não havia ocorrido confirmação de nenhum deles. Vale lembrar, ainda, que, em agosto de 2023, houve a identificação de vetor positivo no município de Montes Claros, o que levou ao início de medidas e ações de controle”, observa o alerta epidemiológico do Cievs.

Agna Menezes frisa que “levando em conta o fato de que entre maio e novembro ocorre o período de sazonalidade da febre maculosa, é recomendado que os serviços de saúde dos municípios orientem a população para a adoção de medidas de prevenção contra a doença, principalmente em locais onde as pessoas ficam expostas a contatos com carrapatos”.

Nesse contexto, o Cievs recomenda aos municípios alertar os profissionais dos serviços de saúde para que “as portas de entrada estejam sensíveis à chegada de outros pacientes com sintomas compatíveis com a febre maculosa, com histórico de circulação por áreas com presença de carrapatos”.

Além da divulgação do Guia Febre Maculosa: Aspectos Epidemiológicos, Clínicos e Ambientais, os municípios também devem intensificar as ações de educação em saúde e comunicação de risco junto à população.

“As ações educativas estão entre as principais atividades preventivas, com orientações adequadas a respeito das características clínicas, das áreas de risco, do ciclo do vetor e das orientações técnicas, buscando-se evitar o contato com os potenciais vetores”, reforça Agna Menezes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por