Domingo foi dia de festa e muita alegria no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros. Pacientes, familiares e colaboradores da unidade de saúde receberam a visita do Papai Noel, em versão mirim.

O momento natalino faz parte do projeto de Humanização do hospital, que já realizou nove eventos neste ano.

O Papai Noel entregou chocolates e cartões para todos os presentes, ao som do teclado da pianista Simone Santana. 

“A humanização hospitalar é uma das grandes tendências atuais da assistência. Humanizar é propiciar uma satisfação maior para todos os envolvidos. Estes momentos quebram o clima tenso e difícil do ambiente hospitalar e trazem alegria e esperança de dias melhores, de cura e reabilitação da saúde”, explica Juliana Paulino, diretora Assistencial do HC.

Quem estava na unidade de saúde ficou feliz com a visita do Papai Noel, tirou fotos, mantendo a distância necessária e o uso de máscara em função da Covid-19.

VOZ AO PACIENTE
“O profissional preparado e humanizado deve saber escutar os anseios desse paciente diante da real situação em que ele se encontra e traçar estratégias para melhor condução clínica e emocional”, afirma Juliana.

O foco no atendimento humanizado durante essa fase de pandemia, ressalta a diretora, também é de extrema importância pois é preciso explicar, ouvir os pacientes. “Essa atitude ajuda a tranquilizar os pacientes e, consequentemente, diminuir a ansiedade e angústia provocadas pela doença. Um paciente bem cuidado, bem orientado e satisfeito com o tratamento recebido é nosso objetivo”, diz Juliana. 

Ainda de acordo com a diretora Assistencial, vários projetos importantes serão desenvolvidos em 2021 com o objetivo não só de cuidar, mas de interagir com o paciente e também informar sobre os procedimentos necessários para o tratamento.