Política

Violência recorrente

Entre janeiro e maio de 2023 foram registrados 841 casos de violência contra idosos em MOC

Leonardo Queiroz
Publicado em 22/06/2023 às 00:28.
Abandono por parte da família é uma das violências enfrentadas por muitos idosos

Abandono por parte da família é uma das violências enfrentadas por muitos idosos

O Estatuto do Idoso está em vigor no Brasil desde 2003, com o objetivo de assegurar direitos às pessoas com mais de 60 anos. Mas nem mesmo a lei que está completando 20 anos, tem sido capaz de proteger os idosos da violência, principalmente da violência doméstica, praticada por familiares. É o que mostram os dados do 11° Departamento de Policia Civil de Montes Claros, Seção de Estatística e Análise Criminal, ao apontarem que de janeiro a maio deste ano foram 841 casos de violência contra o idoso na cidade. Se comparados com mesmo período em 2022, os números são quase idênticos, já que em 2022 foram registrados 840 casos. As informações acendem um alerta e chamam a atenção ao mostrar que a violência, ano a ano, tem sido recorrente.
Se em Montes Claros, os registros permanecem quase inalterados, no Brasil o cenário é outro. Dados do painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (ONDH/MDHC) apontam que somente nos 3 primeiros meses de 2023, as violações de direitos humanos contra pessoas idosas alcançaram 202,3 mil registros em todo o país. Esse número é 97% maior se comparado com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 102,8 mil violações. Esses números podem envolver um número menor de pessoas físicas, pois uma denúncia pode ser registrada a respeito de mais de uma violação.

Sem maldade
Por isso, a importância da campanha “Junho Violeta”, que marca a luta por dir eitos das pessoas da terceira idade, ao promover debates, sempre em busca de conscientizar a sociedade para a situação que as pessoas com mais de 60 anos enfrentam e reverter as estatísticas, mostrando que cuidar é sempre o melhor remédio para as pessoas dessa faixa etária.
A cuidadora de idoso, Vanilde Lima, de 42 anos, sabe bem a importância de lidar com amor e paciência dos idosos “Eles necessitam de atenção, carinho e amor 24 horas do dia. Sabemos que é preciso também muita dedicação durante os momentos que estamos com eles e, gostar do que faz. É muito triste ver que ainda há pessoas que fazem maldade a seres humanos tão amorosos e indefesos. Temos que fazer a nossa parte e denunciar ”, diz.

SAIBA COMO DENUNCIAR
Em Montes Claros existe o Núcleo de Atendimento à Violência contra o Idoso (NAVI) localizado à rua Domingos Português, 347, Vila Guilhermina. O telefone para denúncias é o 2211-3439. As pessoas ainda podem fazer denuncia pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e pelo 190 (Polícia Militar).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por