Samuel Nunes
Repórter
Eleição mercantilizada. Esta é uma das justificativas encontradas pelo vereador Alfredo Ramos (PT) para a não eleição de um só representante do Norte de Minas para a câmara federal. De acordo com ele, Montes Claros e a região perdem muito com a não eleição dos candidatos a deputado federal Ruy Muniz, Jairo Ataíde, Wilson Cunha e Humberto Souto.
O parlamentar petista afirma que algo aconteceu por parte do eleitorado e requer uma reflexão mais consistente em se tratando de uma eleição onde havia a expectativa de que a cidade pudesse eleger pelo menos três representantes em Brasilia.
O vereador Raimundo do INSS (PDT) salienta que o Norte de Minas é uma região sofrida e desprezada, o que faz com que deveria ter elegido um representante para a câmara federal. Já Antônio Silveira (PTN) agradeceu o apoio do eleitorado nos candidatos a deputado estadual desta agremiação partidária como a médica e empresária Raquel Muniz, Célio Moreira e Cabo Melo.
- Desejo que os deputados eleitos para a assembleia legislativa de Minas Gerais possam continuar trabalhando em prol do desenvolvimento da região. No entanto, há a preocupação por não termos conseguido eleger nenhum deputado federal.
Antonio Silveira afirma ser relevante que toda a classe política reflita em relação a um questionamento, qual o recado que o eleitor quis dá nas urnas no último domingo. O parlamentar lembra que a ausência de representantes no congresso nacional nos próximos quatro anos irá fazer falta em demasia.
- O próprio prefeito tem que fazer uma análise critica da sua administração, tem que mudar seu staff uma vez que o povo não está satisfeito com a administração municipal.
Antônio Silveira critica ainda a ação dos pára-quedistas ou candidatos forasteiros que mesmo sendo oriundos de outras regiões do estado angariaram com facilidade votos na cidade e região que poderiam ser direcionados a candidatos da terra.
- O eleitorado deu grande parte dos nossos votos para candidatos que desconhecem a cidade e as dificuldades do nosso povo e que pela popularidade em canais de televisão, por exemplo, conseguiram o voto do eleitorado norte- mineiro. Deve-se repensar o quadro político na cidade inclusive visando às eleições municipais, onde temos muitos postulantes em potencial para concorrer à vaga de prefeito desta que é a sexta cidade do estado.
A vice presidente da câmara municipal Rita Vieira (PSDB) disse que a não eleição de nenhum deputado é uma vergonha para Montes Claros.
- Infelizmente o povo votou em forasteiro e para quem não tem compromisso com a nossa terra. Choro neste momento para Montes Claros e região, é um sentimento de tristeza.
O presidente da câmara Athos Mameluque (PMDB) tem pensamento semelhante aos colegas de parlamento. Para ele Montes Claros e o norte de minas sai enfraquecida no cenário nacional.
- Vamos propor agenda para o norte de minas com os candidatos eleitos para estadual e aqueles federais que gostam da nossa região. A região tem sérios problemas e é preciso apontar soluções, conclui.