Samuel Nunes
Repórter
Os vereadores Claudim da prefeitura (PPS) e Alfredo Ramos (PT) foram escolhidos como delegados e participarão da 4ª conferência estadual das cidades, neste mês, em Belo Horizonte. Alfredo Ramos ressalta a importância da conferência das cidades realizada em Montes Claros no último dia 28. Diz que, na oportunidade, foram discutidos temas relevantes para o progresso e desenvolvimento da cidade, como os avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano; o combate às desigualdades sociais; transformando as cidades em espaços mais humanizados e ampliação do acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.
(XU MEDEIROS)
Os vereadores Claudim da prefeitura e Alfredo Ramos representaram a câmara municipal na 4° conferência estadual das cidades em Belo Horizonte.
O vereador afirma que é necessário que o legislativo e o executivo municipais se debrucem sobre o planejamento urbano e que seja feito um plano diretor atualizado, dois importantes instrumentos para o desenvolvimento da cidade.
- Vamos procurar representar bem a câmara municipal e o município em Belo Horizonte. É um evento importante e as ideias que forem discutidas e analisadas nesta conferência devem ser colocadas em prática na cidade – disse Alfredo.
O vereador Claudim da prefeitura (PPS) disse que espera contribuir e representar bem o município na conferência estadual, fazendo sugestões que possam ser benéficas para a construção de uma sociedade ainda mais sólida. Claudim destaca a participação na conferência municipal realizada no final do mês passado, quando várias lideranças comunitárias participaram ativamente das discussões em grupo sobre as desigualdades sociais e a ampliação do acesso da população à moradia e ao transporte.
- Entendo que é com participação popular que os problemas econômicos e sociais podem ser amenizados. Quando a população discute seus problemas com representantes dos poderes executivo e legislativo é possível se chegar a soluções – afirmou Claudim.
O vereador considera importantes os quatro eixos temáticos que foram levados à mesa de debate na conferência: integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento e eixo; relação entre os programas governamentais como PAC e Minha Casa, Minha Vida, e a política de desenvolvimento urbano.
Para o vereador, todos os temas são de interesse de toda a sociedade e devem ser discutidos com mais frequência em audiências públicas nas comunidades.