Samuel Nunes
Repórter
Os vereadores Claudim da prefeitura (PPS), com 893 votos, Alfredo Ramos (PT), 709, e Frank Cabeleireiro (PMDB), com 678 votos, foram escolhidos como os mais atuantes de Montes Claros em pesquisa realizada pelo instituto Tiradentes, com metodologia científica. De acordo com Ângelo Chequer, do instituto, os vereadores receberão a medalha Imperador Dom Pedro II, que é conferida mediante criteriosa seleção a políticos com aprovação popular, ilibada reputação ético-moral e trabalhos prestados à comunidade.
A entrega da comenda será feita em sessão solene ao final do XXXVII Simpósio brasileiro de prefeitos, vereadores, secretários municipais e assessores municipais, no próximo dia 16 de outubro, no auditório do hotel Pousa Mãe d’Água, na cidade de Tiradentes.
O vereador Claudim da prefeitura afirma que sua responsabilidade só aumenta com a homenagem, que, segundo ele, é resultado do reconhecimento ao trabalho que vem realizando como representante do servidor público municipal e da população de forma geral.
- A atuação de um vereador é complexa, difícil, porque depende do poder executivo. Entretanto, continuamos a desenvolver o trabalho de forma ética e comprometida com os interesses do bem comum. Agradeço a cada um que direcionou o voto a nossa atuação parlamentar. Sinto-me feliz com a escolha - diz.
Frank Cabeleireiro afirma que a homenagem é importante, por valorizar a câmara municipal.
- É uma honra, acredito para os três vereadores, receber esta comenda. A votação foi pela internet, sendo que o voto poderia ser computado apenas uma vez por computador. É um orgulho poder representar Montes Claros e o Norte de Minas no próximo final de semana - afirma.
A reportagem não conseguiu contato com o vereador Alfredo Ramos.
INSTITUTO TIRADENTES
Promover o debate interdisciplinar sobre os desafios que o Brasil enfrenta na busca do desenvolvimento sustentável, dada a necessidade de se propor novas agendas de políticas públicas, alinhadas com as ideias-força da democracia, do multilateralismo, da integração internacional e da paz.
Para isso, o instituto Tiradentes pretende estimular o diálogo entre intelectuais, empresários, políticos, jornalistas e profissionais destacados, do Brasil e de outros países, por meio de seminários, congressos, mesas-redondas, palestras, publicações e pesquisas sobre políticas públicas e construção de instituições nas áreas econômica, social e política; relações externas e governança mundial.
Alguns macro-objetivos estratégicos estão associados ao cumprimento da missão proposta:
• identificar e influenciar a discussão, pela sociedade, de temas considerados prioritários para a agenda do país;
• formular propostas de políticas e reformas afinadas com a realidade brasileira e o contexto global;
• promover o intercâmbio entre pessoas e instituições dedicadas aos temas do desenvolvimento sustentável da governança mundial democrática;
Os valores do instituto são inspirados nos seguintes princípios:
• compromisso com o pluralismo de opiniões e o debate qualificado de ideias;
• crença na democracia como processo de mediação de conflitos e deliberação dos assuntos públicos;
• defesa da democracia como parte integrante do desenvolvimento;
• neutralidade partidária, na seleção de temas, na reunião de pessoas e na promoção de ideias;
• transparência na utilização dos recursos disponíveis;
MISSÃO
Contribuir para a valorização da cidadania, para o aperfeiçoamento da gestão pública segundo os princípios da inovação, da ética e da probidade administrativa, estimular e apoiar iniciativas de ação comunitária e difundir o ideário de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, para as novas gerações.