
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou ontem a cerimônia de posse dos membros do Projeto Câmara Mirim 2017. Desenvolvido pela Escola do Legislativo, o projeto conta com a participação de alunos do 6º ao 9º ano de escolas do município.
No plenário da Casa Legislativa foram empossados 23 vereadores mirins que vão aprender as funções de um vereador, como a elaboração de projetos e fiscalização de propostas. A diretora da Escola do Legislativo Cristiane Nunes destaca que a iniciativa desperta o exercício da cidadania. “Eles foram eleitos democraticamente nas escolas que aceitaram participar do projeto que tem como objetivo a formação política desses jovens. Depois de empossados, serão feitas reuniões quinzenais, em que eles trarão demandas e escolherão os temas para debate.”
Silvânia Dias é professara responsável pelo projeto na escola Elena Prates, e conta que os alunos são os mais empolgados com a oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento político-social de sua comunidade além de conhecer a importância dos poderes públicos que os representam. “Este é o terceiro ano que participamos da câmara mirim. Cada turma possui um representante, foram 10 eleitos pelo voto direto com cinco alunos ficando suplentes. Os alunos criam uma imensa expectativa com essa oportunidade de conhecer o meio político e isso nos enche, como profissionais da educação, de orgulho.”
Esta será a terceira turma do projeto. Geisy Cardoso é aluno do nono ano e está contente em poder conhecer a realidade do legislativo. “O projeto é de grande importância, porque ocorre o encontro de conhecimento com o cidadão .”