Samuel Nunes
Repórter
Para João de Deus (PPS) e Athos Mameluque (PMDB), é preciso que os vereadores de Montes Claros e os deputados da região se dirijam ao governo do estado para buscar mais recursos para a saúde no município. De acordo com Athos Mameluque, o apoio da bancada de deputados do Norte é importante para se colocar este objetivo em prática.
- É este o momento, o povo não suporta mais tantas dificuldades para ser atendido à altura do que merece. Para se ter uma noção exata do quadro da saúde no município, basta ir a um pronto-socorro para ver a angústia daqueles que necessitam de uma saúde de qualidade - disse.
Segundo Mameluque, por meio de ação política a cidade de Juiz de Fora recebeu do governo do estado cerca de R$ 23 milhões para serem investidos na cidade da Zona da Mata. Em contrapartida, Montes Claros recebeu do governo do estado apenas R$ 3 milhões, quantia pequena diante dos problemas vivenciados pela população em relação à saúde.
O vereador João de Deus, presidente da comissão de saúde da câmara municipal, disse que já articula com a mesa diretora da câmara uma visita ao governador, a fim de buscar recursos junto ao governo do estado. Da tribuna da câmara, o vereador disse estar preocupado com a greve dos anestesistas que já dura praticamente cinco meses.
João de Deus afirmou que a greve dos anestesistas é apenas um dos vários problemas vivenciados pela população, que ainda é obrigada a conviver com problemas nos postos de saúde e nas equipes de PSFs, como relatado em matéria de O NORTE na edição de ontem, 31.
O vereador acredita que somente com vontade política podem ser enfrentados, ou pelo menos amenizados, problemas como falta de medicamentos, número reduzido de fichas distribuídas nos postos para atendimento e falta de médicos. Até mesmo a infraestrutura poderia ser melhorada, segundo João de Deus.