Samuel Nunes
Repórter
O transporte coletivo de Montes Claros tem sido na câmara municipal objeto de discursos de vários vereadores. Durante a última reunião realizada na manhã de terça-feira, 02, diversos vereadores utilizaram seu tempo na tribuna para tratar do assunto.
Os vereadores debateram as falhas no novo sistema de transporte e pediram providências. Dentre os problemas, eles citaram itinerários e atrasos. O vereador Edwan do Detran (PV) falou das dificuldades enfrentadas pelos moradores dos bairros Monte Alegre e Monte Carmelo.
- No Monte Alegre, os moradores vêm sofrendo com a falta da linha 141; e no Monte Carmelo a linha 171. Assim como estes, outros ônibus foram retirados e os substitutos fazem um itinerário diferente, não satisfazendo as necessidades da população - disse.
O vereador afirmou que, em reunião com moradores de ambos os bairros, recebeu abaixo-assinados, com 500 assinaturas do Bairro Monte Carmelo e outras 200 do Monte Alegre. Edwan do Detran acredita que esta é uma forma de a população reivindicar seus direitos, por um transporte coletivo urbano que de fato agrade a população.
Edwan afirma que uma das reclamações diz respeito à integração, uma vez que, quando não realizada, não é feita a devolução do valor pago na passagem. Por este e outros problemas, ele afirma que o novo sistema do transporte coletivo é inviável.
- As pessoas que forem lesadas podem procurar a ATCMC e exigir o reembolso, mas isso é um desgaste - afirma.
Segundo Edwan, o abaixo-assinado no bairro Monte Carmelo tem como objetivo reivindicar o retorno da linha 141. Os moradores procuraram também o ministério público e solicitaram intervenção do órgão junto à MCTrans.
O vereador Damázio (PTB) também diz ter recebido reclamações de vários usuários da antiga linha 41, que fazia o trajeto Alto da Boa Vista passando pelos bairros Jardim Palmeiras e Delfino em direção à Rodoviária. Entretanto, o itinerário foi mudado, provocando inúmeros transtornos aos usuários.
O vereador afirma que a insatisfação é generalizada por parte da população e o novo sistema tem prejudicado em demasia todos os usuários do transporte coletivo urbano de Montes Claros.
O prefeito Tadeu Leite concedeu, na tarde de ontem, 03, coletiva à imprensa para falar sobre as reclamações no transporte. Confira detalhes na página 03 desta edição.