Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
O vereador Ruy Muniz - PFL defende a criação, em Montes Claros, de uma Escola Técnica Municipal para capacitação profissional de jovens e adultos na faixa etária dos16 aos 30 anos de idade. Segundo ele, essa parcela da população tem sido a mais atingida no município pela falta de oportunidades no mercado de trabalho. Uma situação que acaba levando grande parte desse contingente a ingressar no mundo do crime.
Ruy Muniz: - Somos a quinta cidade do estado com maior índice de desemprego entre pessoas de 16 aos 30 anos de idade
(foto: Wilson Medeiros)
- Montes Claros é, hoje, no estado, a quinta cidade com o maior índice de pessoas desempregadas nessa faixa etária. Cinqüenta por cento delas estão à toa, desempregadas e desiludidas, propensas a entrar no submundo do crime e das drogas.
De acordo com o vereador, esse quadro pode ser constatado em várias regiões da cidade. Ele cita como exemplo parcela da comunidade jovem da Vila Anália, que estaria vulnerável à marginalidade por falta de uma educação que a insira na sociedade.
- São jovens desocupados, sem oportunidade, e que se iniciam no mundo do crime através de pequenos delitos e do uso de drogas. Eles agem contra os moradores e principalmente contra os estudantes. O município precisa reagir antes que a situação se agrave ainda mais.
CONDIÇÕES DE AGIR
De acordo com Ruy Muniz, a solução mais imediata, barata e eficiente que a administração poderia tomar para romper o aumento da violência e da criminalidade em Montes Claros, principalmente envolvendo pessoas dos 16 aos 30 anos seria a construção da Escola Técnica Municipal, sem custos para o aluno - a exemplo do que fez ao instituir o pré-vestibular gratuito para estudantes carentes.
- O pré-vestibular gratuito é uma iniciativa louvável. Um bom motivo para a prefeitura repeti-la sem receio entre essas pessoas. Será uma grande medida.
Segundo ele, existem condições reais para se para viabilizar a escola, desde que haja interesse político. Em relação ao local para funcionamento da unidade, por exemplo, o parlamentar cita as dependências da Escola Normal Professor Plínio Ribeiro.
- É um prédio que comporta várias salas, muitas ociosas, sem uso nenhum e o governo entenderia a necessidade do município. Além de tudo, é um excelente local, ideal para que instalemos o educandário - completa, acrescentando que a unidade poderá oferecer vários cursos de qualificação profissional, entre eles os de técnicos em enfermagem, de segurança no trabalho e de computação.
LABORATÓRIOS
Ruy Muniz também ressalta que a carência dos laboratórios poderia ser suprida, inicialmente, pelas faculdades que existem na cidade, que cederiam suas instalações até que a escola adquirisse seus próprios instrumentos.
- Temos de agir com determinação e em parceria. Há uma necessidade exímia de nos adiantarmos, de buscarmos soluções para os problemas sócio-econômicos antes que eles aumentem e fiquem incontroláveis. Principalmente em relação a esses jovens que precisam de uma perspectiva de vida imediatamente - conclui o vereador.