O vereador Edwan do Detran (PV), em seu discurso na reunião ordinária da última terça-feira, 03, ressaltou a importância da campanha Ficha Limpa, lançada em 2008, que originou a lei 135/2010, tornando mais rígidos os critérios para registro de candidaturas.
- Muitos políticos não acreditaram que o projeto de lei se tornaria uma lei, e muito menos que seriam barrados por ela. Mas, agora estão vendo que a ficha limpa é uma realidade, pois hoje temos candidatos inelegíveis em vários estados do país - afirma.
A lei Ficha Limpa, sancionada pelo presidente Lula no dia 04 de junho de 2010, após dois anos de campanha, é resultado da arrecadação de 1,7 milhão de assinaturas em apoio à proposta.
Dentre as muitas assinaturas colhidas, está a do motorista e morador da Vila Exposição Cosme Alves de Santana, para quem a lei é de extrema importância.
- Se essa lei existisse há mais tempo, com certeza muitos problemas no país já teriam melhorado - afirma.
Ainda segundo Cosme, os eleitores devem prestar atenção aos candidatos barrados pela lei.
- Eu sempre procuro conhecer a vida pregressa do político antes de votar nele. Agora, com a Ficha Limpa ficou mais fácil acompanhar os processos dos candidatos e saber em quem podemos confiar.