Samuel Nunes
Repórter
O vereador João de Deus (PPS), integrante da comissão de saúde da câmara municipal, voltou a criticar o sistema de saúde de Montes Claros. A crítica do parlamentar, desta feita, diz respeito à liberação das guias de cirurgias de emergência, uma vez que a secretaria municipal de saúde, por meio de um programa do governo do estado, está implantando o sistema eletrônico, ou seja, está digitalizando os procedimentos de praxe.
(foto: XU MEDEIROS)
João de Deus:
- É triste o momento, já várias pessoas me procuram no sentido de nós cobrarmos uma solução.
João de Deus revela que não é contrário a esta mudança até porque a informatização acontece em todos os órgãos públicos. Entretanto, alerta para o fato de que tem paciente internado esperando a liberação de guia cirúrgica e, devido à parte burocrática, a cirurgia não acontece. O vereador do PPS afirma que o procedimento adotado é semelhante à central de leitos.
Outra preocupação de João de Deus diz respeito à liberação de exames por parte da secretaria municipal de saúde, onde há demora de até um mês como, por exemplo, a tomografia.
- É triste o momento uma vez que várias pessoas têm me procurado no sentido de nós cobrarmos uma solução. Entendemos as dificuldades mas, é relevante que medidas sejam tomadas de imediato, no sentido de deixar a população mais tranquila – ressalta.
João de Deus afirma ser extremamente deprimente um pai de família se dirigir a uma unidade de saúde em busca de atendimento e não conseguir o seu intento. Salienta ainda que há também dificuldades dos hospitais em marcar os exames tendo em vista que a cota disponibilizada para os hospitais é diminuta se comparado com a considerável demanda existente na cidade.
Quanto ao atendimento nos postos de saúde, o vereador afirma que tem informação que, em alguns, ainda falta a presença de pediatras, o que, de acordo com ele, é preocupante uma vez que com as variações climáticas que acontece na cidade isto reflete principalmente nas crianças as que mais sofrem com estas mutações.
- Ao buscar o atendimento de suas necessidades médicas pelo estado, a população nada mais faz do que buscar um de seus mais importantes direitos assegurados pela constituição federal e pelas leis vigentes, o direito à saúde. Portanto, a esperança é de que os problemas vivenciados pela população possam ser, pelo menos, amenizado.