Vaquejada continua polêmica

_

Jornal O Norte
Publicado em 27/10/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 15:48.

Parlamentares, ativistas pelos direitos dos animais, vaqueiros e veterinários divergiram sobre a prática da vaquejada em audiência pública nas comissões do Esporte e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. O debate ocorreu após manifestantes ocuparem a Esplanada em defesa da atividade.

No início do mês, o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional lei do estado do Ceará que regulamentava a vaquejada como política desportiva e cultural. Os ministros consideraram que a prática implica “crueldade intrínseca” no tratamento aos animais.

CLIMA TENSO
A decisão da Corte acirrou os discursos de manifestantes contrários e a favor da atividade. Para as entidades em defesa dos direitos de animais, não é possível mudar a decisão do STF por meio de leis ou de proposta de emenda à Constituição (PEC).

Já para os defensores da vaquejada, a mudança pode ser feita tanto por PEC quanto por um projeto de lei. Além do Ceará, a proibição de vaquejadas também criou polêmica no interior da Bahia, onde a justiça cancelou um evento que anunciava prêmios de até 160 reais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por