Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro

Usina começa a ser instalada no ano que vem: audiência pública reforça a importância do biodiesel para o Norte de Minas

Jornal O Norte
28/03/2006 às 10:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

A audiência pública da assembléia legislativa, realizada na manhã de ontem na câmara municipal teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a implantação da usina de biodiesel em Montes Claros a partir do ano que vem. O projeto da Petrobras é produzir o combustível utilizando multioleaginosas, não apenas a mamona e o pinhão-manso.

Segundo Simone Real Pessoa, da gerência de Energia Renovável da Petrobras, dos 44 milhões de litros de biodiesel que serão produzidos anualmente pela fábrica, quatro milhões serão oriundos da mamona. A maior parte do combustível, 40 milhões de litros, utilizará soja, algodão e pinhão manso.

O prefeito Athos Avelino ressaltou a importância do empreendimento, que contará com recursos de R$ 75 milhões, reiterando que ele propiciará a geração de 20 mil empregos e servirá como uma importante alavanca de desenvolvimento, gerando renda para milhares de trabalhadores. Confirmou que o município disponibilizou terreno de 103 mil metros quadrados pertencente à Codemig - Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais localizado no Distrito Industrial.

ESMAGADORA

O prefeito de Catuti, José Barbosa Filho apresentou projeto para instalação de uma esmagadora naquele município, antecipando uma exigência da Petrobras, que prevê três esmagadoras num raio de 250 km da instalação da usina. Depois de refinado, o óleo bruto viria para Montes Claros.

O esmagamento das oleaginosas seria feito em Catuti, mas atenderia também os municípios de Monte Azul e Mato Verde. A região é estratégica devido à grande produção de algodão, uma das matérias-primas do biodiesel. Além do óleo, no caso do algodão, seria aproveitada também a fibra. Sem contar que, após o esmagamento, a semente vira ração.  

O programa de biodiesel na região também seria beneficiado por um outro projeto de Catuti, já aprovado pelo Bird (Banco Mundial). Trata-se da preservação do bioma caatinga, que prevê o reflorestamento regional. O prefeito pretende que esse reflorestamento seja feito justamente com o pinhão-manso, outra matéria-prima para a produção do biodiesel.

COMISSÃO

Por iniciativa do deputado Carlos Pimenta foi encaminhado ofício ao presidente da assembléia legislativa, Mauri Torres pedindo a criação de uma comissão especial permanente para acompanhar o processo de instalação da usina de biodiesel em Montes Claros, formada por representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, assembléia legislativa, secretaria municipal de Indústria e Comércio, Petrobras, Universidade estadual de Montes Claros e câmara municipal.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por