Logotipo O Norte
Domingo,21 de Setembro

Trote está proibido por lei em Moc, mas continua acontecendo

Jornal O Norte
Publicado em 05/03/2010 às 08:52.Atualizado em 15/11/2021 às 06:22.

Samuel Nunes


Repórter



O vereador Antonio Silveira (PTN), em entrevista concedida a O NORTE no último dia 17 de fevereiro, chamou atenção para lei de sua autoria, já em vigor, que institui o trote educativo. Entretanto, Silveira tem informação de que a lei não está sendo cumprida. De acordo com ele, calouros foram vistos em semáforos em pontos estratégicos da cidade pedindo moedas para motoristas e motociclistas.



O vereador afirma que este procedimento está terminantemente proibido em Montes Claros, não apenas nas ruas e avenidas, mas, também, nos campi das faculdades.



- Montes Claros é conhecida no estado como uma cidade universitária, e, diante do grande número de jovens que a cada semestre consegue obter sucesso nos vestibulares, é preciso que a sociedade se mobilize no sentido de denunciar a existência daquele trote que não é educativo. Coloco o meu gabinete à disposição para aqueles que pretendem denunciar - disse.



Antônio afirmou que a imprensa e a classe política devem divulgar a lei municipal que proíbe o trote violento e agressivo. O vereador disse ainda ser importante que o congresso nacional e o senado elaborarem um projeto que abranja todo o territorial nacional coibindo o trote violento.



- Temos visto acontecer mortes de jovens em várias cidades pelo Brasil. O trote realizado por aí é aparentemente saudável, mas, não podemos permitir, por exemplo, jovens em pontos estratégicos pedindo dinheiro, com o corpo pintado. O projeto de minha autoria votado por unanimidade na câmara municipal e que se tornou lei sugere a realização de trote educativo e solidário. Este é permitido e as próprias faculdades podem incentivar a realização deste tipo de trotes, como, por exemplo, a doação de sangue para o Hemominas que carece da ajuda de todos os segmentos da sociedade. Esta é uma ação social importante - afirmou.



Silveira disse ainda que as universidades podem realizar também atividades recreativas, ecológicas ou assistenciais com os calouros. O vereador afirma ser inadmissível que estejam acontecendo em Montes Claros trotes que desrespeitam a lei. Por isso, ele pretende realizar um trabalho de divulgação nas faculdades, levando informação sobre a proibição de trotes violentos na cidade. Segundo o vereador, a informação neste momento é imprescindível, pois vários pais não têm conhecimento desta lei.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por