Da Redação
Em sessão encerrada na noite de ontem, terça-feira, o TRE – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais cassou por unanimidade (6x0) o mandato do prefeito de Coração de Jesus, Antônio Faria Cordeiro, o Toninho Cordeiro – PRTB. Em seu lugar deverá assumir o candidato votado em terceiro nas eleições 2008, Mércio Coelho – PTB, já que o segundo colocado, Ronaldo Dias – PR, enfrenta também problemas na justiça, como a rejeição de contas tanto pelo TRE como pelo TSE, por suas administrações no município vizinho de São João da Lagoa.
É a terceira vez que Toninho Cordeiro tem seu mandato cassado. Em 2003, ele foi afastado e assumiu em seu lugar o adversário político José Costa – DEM, hoje PPS. De forma inédita na política brasileira, Toninho conseguiu que a câmara municipal voltasse atrás e aprovasse contas rejeitadas pelo TSE e pela própria câmara e, assim, mediante liminares, readquiriu a elegibilidade e acabou voltando ao cargo. Desta vez Toninho foi condenado em três dos 16 processos por crime eleitoral que responde na justiça.
É o segundo prefeito do Norte de Minas cassado pelo TRE em apenas uma semana. Antes fora cassado o prefeito de São João do Paraíso, José Souza – PR, assumindo provisoriamente o presidente da câmara municipal César Lagarto – PR.