Simulador veicular passa a ser obrigatório nas aulas direção

O aluno que iniciar o processo de habilitação neste ano deverá fazer no mínimo cinco aulas no simulador

Jornal O Norte
Publicado em 14/01/2016 às 07:06.Atualizado em 15/11/2021 às 15:49.

Os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a categoria B terão novidades este ano nas aulas de direção. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou no dia 31 de dezembro a exigibilidade dos simuladores de direção, que entrou em vigor desde o 1° de janeiro deste ano em todas as autoescolas de Minas Gerais.

O equipamento tem como função facilitar o processo de formação dos futuros motoristas e é semelhante a um carro, e conduz a situações semelhantes que acontece em vias públicas.

O aluno que iniciar o processo de habilitação neste ano deverá fazer no mínimo cinco aulas no simulador, dentro das 25 aulas de direção que são obrigatórias. Elas devem ser realizadas após a conclusão do curso teórico e antes do exame teórico. O aluno que já possui a categoria A (moto) e estiver adicionando a B tem o direito de fazer até 7hora/aula do total de 20 aulas que são obrigatórias, sendo três simulando direção noturna.

Em Montes Claros o equipamento ainda é novidade. A cidade possui 30 Centros de Formação de Condutores (CFC), mas até o momento só um possui o simulador, instalado em novembro. O equipamento custa em torno de R$40 mil, e segundo a diretora de ensino da autoescola Sinal Verde, Sandrine Cruz, o investimento é válido já que o aluno aprende a dirigir em uma via pública antes de ir para as aulas de direção na rua.

- O equipamento proporciona ao aluno mais confiança e tranquilidade ao pegar na direção de um carro. É muito importante que ele tenha essa preparação, principalmente aqueles que nunca tiveram contato com a direção de um carro. O simulador mostra diversos cenários onde o aluno vivencia como é dirigir em vias públicas, como estradas de terras, em tempos de chuva e neblina, trânsito congestionado ou com grande fluxo de pedestres - explica a gerente.

O estudante Pedro Henrique Soares já fez as aulas mínimas de direção no simulador e já se sente mais confiante para conduzir um carro. O conforto e tranquilidade é o que mais lhe atraiu.

- É muito interessante fazer essas aulas, tudo parece muito real, pois vivemos circunstâncias que enfrentaremos quando tirarmos a carteira. Para quem está começando a autoescola e não tem noção nenhuma de carro, fazer as aulas através do simulador já é um grande avanço, principalmente na questão da meia embreagem que muitos têm dificuldades. Com essas aulas no simulador e as outras nas ruas eu me sinto preparado para fazer meu exame de direção – comenta o estudante.

EXIGÊNCIA
Segundo o Detran-MG, o departamento está realizando um levantamento dos CFCs que já possuem os simuladores de direção, os que ainda aguardam a entrega do equipamento e os que optaram, com base na Portaria º 1377, publicada pelo departamento em novembro, pelo compartilhamento ou a utilização do simulador itinerante.

O órgão salienta que desde a edição da portaria já estava preparado para registrar, por meio de biometria, as aulas do equipamento, e que está em constante contato com os CFCs e o seu sindicato para sanar quaisquer dúvidas e buscar soluções para as demandas dos parceiros credenciados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por