Samuel Nunes
Repórter
O jornal O NORTE repercutiu na edição da última terça-feira reclamações de pacientes encaminhados pela secretaria municipal de Saúde a clínicas de fisioterapia que reclamam da forma de distribuição de fichas. Segundo Lúcia Maria Ferreira Costa, do Bairro Vila Guilhermina, são distribuídas 20 fichas por dia. Entretanto, os usuários querem que o encaminhamento seja feito para clínicas localizadas pelo menos na mesma região onde o paciente reside.
Secretário de Saúde, Geraldo Drummond, promete resolver problema de encaminhamentos às clinicas de fisioterapia.
Outra reclamação dos pacientes diz respeito ao horário de chegada à secretaria para atendimento, 4h da manhã. Metade das fichas é distribuída na parte da manhã e as outras 10, à tarde. Diante das reclamações, a reportagem tentou falar com o secretário de Saúde, José Geraldo Drummond, mas, naquela oportunidade, não obteve êxito.
Na tarde da última terça-feira, Drummond tomou conhecimento do assunto e disse que já determinou a solução de todos os problemas reclamados pelos pacientes. O secretário disse ainda que estes problemas não podem persistir e que, se as clínicas não conseguirem suporte para atender todos os pacientes encaminhados, pode haver remanejamento.
Questionado sobre a greve dos anestesistas, que já dura mais de um ano, José Geraldo afirmou que no próximo dia 26 de outubro acontece em Belo Horizonte reunião para tratar do assunto com o secretário estadual de Saúde, Antonio Jorge, e o presidente do conselho de secretários municipais de saúde, Célio Brito.
O secretário afirmou que o promotor público Paulo Viana entrou com ação contra os anestesistas. José Geraldo disse que o município rompeu contrato com os hospitais e, desta forma, as instituições hospitalares passam a ser obrigadas a realizar 80% das cirurgias de urgência e, dos 20% restantes, 10% dos pacientes que aguardam na fila.
Indagado sobre a falta de pediatras nas unidades de saúde, o secretário disse que este é um fenômeno nacional e que, como forma de amenizar o problema, tem contratado médicos desta especialidade para trabalhar em plantão com valores competitivos com os de mercado.