Saúde volta a ser tema de reclamações na câmara

Jornal O Norte
Publicado em 24/12/2009 às 10:53.Atualizado em 15/11/2021 às 07:21.

Samuel Nunes


Repórter



Saúde foi o objeto de discurso de vários vereadores na última reunião ordinária de 2009 na câmara municipal. No entendimento do vereador João de Deus (PPS), é preciso normatizar o atendimento nos postos de saúde com a contratação de mais médicos e enfermeiros. Acrescenta ainda a necessidade de se colocar mais medicamentos à disposição da população.



O vereador cita como exemplo a dificuldade de atendimento em grandes pólos, como nos postos de saúde dos bairros Major Prates e Santos Reis, onde a demanda é considerável e falta atendimento à altura do que a comunidade merece.



- O que poderia ser resolvido em postos de saúde, como, por exemplo, uma febre alta ou mesmo uma virose, inúmeras pessoas estão se dirigindo aos hospitais da cidade, que atendem somente casos de urgência e emergência. Isso acaba dificultando e superlotando o atendimento nos hospitais - afirma o vereador.



João de Deus afirma que reconhece as dificuldades da administração em resolver os problemas envolvendo a saúde, mas diz que a população espera empenho das autoridades constituídas do município para pelo menos amenizar a situação.



- Muitas pessoas têm procurado os postos de saúde do município em busca de atendimento e não tem conseguido. É válido lembrar que a grande maioria não tem condições de pagar uma consulta particular, por isso o posto de saúde é o local para onde estas pessoas se dirigem. Mas, infelizmente, o atendimento está deficitário - diz.



O vereador Valcir Soares (PTB) demonstra preocupação quanto à situação de precariedade por que passa o centro de órteses e próteses no bairro de Lourdes. O parlamentar afirma que muitas crianças estão ficando atrofiadas por não conseguirem tratamento adequado, cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos.



Edwan do Detran (PV) também enfatizou em seu discurso a necessidade de colocar o centro de órtese e prótese para funcionar de fato.



- Esta unidade está com sérios problemas, os pacientes não conseguem marcar consultas e, quando conseguem, elas são muitas vezes desmarcadas - afirma o vereador.



Edwan do Detran lembra que a referida instituição atende diversos municípios no Norte de Minas e oferece tratamento fisioterápico e ortopédico, mas muita gente vem para Montes Claros e não é atendido.



- Pessoas de outros municípios buscam o atendimento no centro e quando chegam perdem a viagem. Isso não pode acontecer, pois é uma falta de respeito com as pessoas portadoras de necessidades especiais - finaliza.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por