Neumar Rodrigues
Repórter
Em seu discurso na última quinta-feira, no plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Ruy Muniz aproveitou o momento para agradecer a todos os presentes pelos relevantes serviços prestados pelos seus colegas deputados durante todo o ano que se encerra. O líder do DEM disse que “está chegando o final do ano, e é preciso prestar contas do que fizemos aos nossos eleitores. No campo da legislação, fizemos vários projetos de lei interessantes, alguns aprovados este ano, outros certamente no ano que vem. Estamos muito felizes com esse desempenho”.
(ALMG)
Ruy Muniz parabenizou a Unimed BH pela inauguração do seu grande hospital, nesta quinta, com 250 leitos, um pronto-socorro fantástico, sala de observação para homens, mulheres e crianças, 25 vagas de CTI e UTI, um grande centro de diagnóstico por imagem. Muniz disse que “a Unimed BH mostra ao Brasil o que é prestar assistência de saúde com qualidade. Está de parabéns o Dr. Hélton Freitas, Presidente, e toda a sua diretoria por mais essa realização. Ficamos felizes quando uma empresa séria funciona bem e presta ótimos serviços a BH e, por consequência, a toda Minas Gerais”.
O deputado fez questão de dizer que Belo Horizonte hoje é uma das cidades que tem o maior número de hospitais e serviços de saúde. Isso mostra como está evoluindo a saúde em Minas Gerais. “Somos parceiros da gestão de um grande hospital, a Fundação Hílton Rocha, que atende quase 500 pessoas por dia, o que significa quase 10 mil pessoas por mês, realizando cirurgias, exames e consultas na área de oftalmologia de excelência. A Fundação Hílton Rocha é o único hospital a fazer o implante do anel estromal, chamado anel de Ferrara, pelo SUS em todo o Brasil. Quem tem ceratocone precisa desse anel, caríssimo no esquema particular. E a Fundação realiza esse implante pelo SUS. Já temos transplante de córnea, que já voltou há muito tempo. A fila em Belo Horizonte nem existe mais por causa da ação eficaz. São notícias boas que as pessoas gostam de saber. O principal para as pessoas é a saúde. Sem ela não temos qualidade de vida, e bons serviços merecem serem divulgados. Essa foi nossa intenção ao aprovar o projeto de Saúde do Homem”, concluiu Ruy Muniz.
Segundo Ruy, “tivemos um ano de intensos trabalhos, fizemos várias audiências no interior, conseguimos aprovar o Plano Decenal de Educação - PDE -, que avança e aponta metas exigentes e valorizará o professor e os servidores da educação, e, acima de tudo, estabelecemos metas para atingirmos, ainda na próxima década, 100% de educação infantil em toda Minas Gerais. Todos os Municípios do Estado apoiarão a iniciativa pela qual as crianças de até cinco anos tenham acesso à escola. Sabemos que muitas crianças ficam em creches para as pessoas trabalharem. Acabaremos com as creches e as transformaremos em escolas municipais da educação infantil, em que o professor recebe um salário bom, igual ao do professor do ensino fundamental. O dinheiro do Fundeb pode ser usado para a educação infantil”, concluiu Muniz.
Ruy Muniz parabenizou todos os deputados que compõem a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, como Dalmo Ribeiro Silva, “parlamentar tão competente e que nos ajuda tanto”; a Deputada Gláucia Brandão, “que é uma revelação fantástica nesta Assembleia, professora universitária, pessoa comprometida e que sempre dá uma maravilhosa contribuição à nossa Comissão”; e os Deputados Deiró Marra e Carlin Moura. Sabemos que o saldo do nosso trabalho em 2009 foi positivo.
Em seu discurso Ruy Muniz mandou uma mensagem ao povo mineiro: “Quero dirigir-me aos habitantes de todas as regiões de Minas Gerais e dizer-lhes que a cada ano novo temos de ter novos sonhos e novos desafios, a fim de obtermos novas conquistas. Se quisermos obtê-las de verdade, será preciso uma atitude diferente, de mudança, ou seja, teremos de ser proativos. Muitos nos dizem para construirmos um ano melhor, ou seja, fazermos um 2010 melhor. Pergunto: Como? O ato de despertar está na consciência de cada um de nós. Vamos adotar novas atitudes. Conclamo todos os mineiros. Se alguém quer ter um ano novo diferente, se está precisando de um bom emprego, deverá qualificar-se, estudar. Se já for formado, se possui diploma e não está conseguindo emprego, deverá mudar o foco”.
Para o líder do DEM na Assembléia “quem sonha e não consegue pôr seu sonho em prática é porque, na verdade, a sua ideia está fraca e desorganizada”. Para o parlamentar, o recomendável é organizar-se melhor e estabelecer metas de curto, médio e longo prazos e, assim, obter um ano diferente. Se não estabelecer metas, ficará andando em círculos. É preciso pensar em coisas boas para todos. Quando se tem um propósito bom e coletivo que contempla a todos, significa que ele é de muitos. Além disso, é abençoado e se realiza. Ruy costuma dizer que “uma boa ideia é causa invencível”.
Ruy Muniz terminou sua participação no plenário fazendo um alerta: “Falando em boas causas, todos sabem que a classe política este ano foi o principal foco na grande imprensa, em função de escândalos. Isso prova, mais uma vez, que uma crise de valores está ocorrendo no País. É preciso coragem para fazer diferente, fazer o que é correto. Para tanto, é necessário que as pessoas participem. No ano que vem teremos eleições. Poderemos escolher o novo Presidente do Brasil, o novo Governador do Minas Gerais, os novos Deputados Federais e Estaduais e os novos Senadores. Está na hora de pensarmos, elegermos boas pessoas e saberemos separar o joio do trigo. A Assembleia de Minas Gerais, graças a Deus, é um Parlamento isento de todas essas confusões, pois é composta por Deputados sérios, trabalhadores e comprometidos com as causas do povo mineiro. E que venha 2010!”