Neumar Rodrigues
Repórter
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou nesta quinta-feira, 3, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo 2009. O tema central foi a comemoração dos 20 anos de promulgação da Constituição de Minas Gerais, marcada por uma reflexão sobre o fortalecimento das instituições democráticas e sobre a construção coletiva de uma sociedade por meio do diálogo e da participação, nas últimas duas décadas. O evento aconteceu na Expominas (Arena Multiuso), e contou com a participação de autoridades políticas, magistrados e representantes da sociedade civil, que prestigiaram a entrega da medalha a 219 personalidades.
(NEUMAR RODRIGUES)
O empresário Aristóteles Mendes Ruas, o deputado Ruy Muniz, o vereador de Januária Zezé da Copasa e o radialista Tonão Neves na solenidade de quinta-feira, na Assembleia legislativa.
A comenda se divide em três graus - Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito e é entregue às personalidades que, ao longo do ano, destacaram-se por seus serviços ou méritos excepcionais. Entre os agraciados com o Grande Mérito, estiveram presentes o procurador-geral do Ministério Público, Alceu José Torres Marques; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Renato Vieira de Souza; e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Resende, que também foi o orador oficial da solenidade. Já o deputado Ruy Muniz, que fez três indicações, entregou a Medalha do Mérito Legislativo a várias personalidades. Durante o evento, foram exibidos, em telão, fotos e depoimentos do período da Constituinte Mineira e de grandes fatos que fizeram a história da Assembleia de Minas nesses 20 anos. O governador do Estado, Aécio Neves, foi representado pelo Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro.
Em seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), destacou que a Constituição Mineira de 1989 apontou para o fortalecimento do projeto democrático, que permanece ainda hoje por meio da construção coletiva da sociedade. “As pessoas ou instituições que, por seus serviços ou méritos, tornaram-se merecedoras dessa condecoração, refletem, na prática, as conquistas de nossa Constituição”, afirmou. Para Alberto Pinto Coelho, o exemplo de cidadania demonstrado por parte de cada um dos agraciados constitui uma resposta da sociedade à convocação feita pela Assembleia Constituinte Mineira, há vinte anos, para que os setores sociais contribuíssem com a elaboração do texto constitucional. Ele ressaltou que as personalidades agraciadas comprovam que os ideais democráticos da Constituição Mineira não ficaram restritos ao texto frio da lei, mas influenciaram os cidadãos e a sociedade.
Um momento de emoção foi quando começou a tocar a canção tão bem interpretada por Milton Nascimento, “Coração de Estudante”. Parte da letra diz que “há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade, alegria e muito sonho espalhados no caminho. Verdes, planta e sentimento, folhas, coração, juventude e fé”. Os homenageados receberam ainda a publicação “A Assembléia de Minas e a construção coletiva de políticas públicas, que relata os eventos realizados nas últimas duas décadas pelo Parlamento Mineiro com a participação da sociedade civil.”
O Deputado Ruy Muniz, líder do DEM, indicou três pessoas que foram homenageadas e receberam a Medalha do Mérito Legislativo 2009, como forma de reconhecimento por seus trabalhos ao longo dos anos: Aristóteles Mendes Ruas, Antonino Neves Sobrinho e José Patrocínio Magalhães Almeida. Aristóteles Ruas foi vereador por três mandatos, de 1972 a 1982, presidente da câmara municipal de Montes Claros, presidente de vários clubes da cidade, além de ter uma participação muito importante no cenário desportivo da região norte mineira. É considerado um dos melhores presidentes nos últimos 25 anos da Associação Desportiva Ateneu de Montes Claros, e também presidiu a Associação Atlética Cassimiro de Abreu. Já Antônio Neves, mais conhecido como Tonão Neves, foi vereador e presidente da câmara municipal de Janaúba, e é atualmente um dos maiores radialistas daquela região. Por fim, o também homenageado José Patrocínio, vereador de Januária, conhecido por todos como Zezé da Copasa, instituição que trabalha há mais de 25 anos.
Segundo o deputado Ruy Muniz, os indicados são figuras conhecidas e respeitadas no Norte de Minas.
O deputado Ruy Muniz fez questão de lembrar que as pessoas precisam fazer uma reflexão diária sobre as suas atitudes. Segundo o parlamentar, “é preciso fazer escolhas com atitudes porque é chegada a hora das mudanças, a hora de, juntos, ocuparmos espaços para melhorarmos a educação, a saúde, enfim, a vida das pessoas. Mas, para isso, relembra Ruy Muniz, só conseguiremos com atitudes firmes, com muito trabalho em benefício do povo mineiro”, concluiu.