Fredi Mendes
Colaboração para O NORTE
Cento e cinquenta milhões de reais devem ser liberados até o fim do ano para Montes Claros. Os recursos serão investidos em obras de saneamento e de prevenção de risco. A segunda edição do PAC - Programa de aceleração do crescimento prevê investimentos, entre 2011 e 2014, de R$ 958,9 bilhões em obras de infraestrutura social e urbana. Parte deste montante, R$ 197 bilhões serão destinados exclusivamente para atender aos municípios. O restante dos recursos é destinado para a execução de projetos dos governos estadual e federal.
Ontem, quarta-feira, em Brasília, durante conferência de apresentação do PAC II, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, se reuniu com prefeitos de municípios com mais de 100 mil habitantes. Durante o encontro, Fortes ressaltou que a prioridade nesta fase inicial do PAC II são as “obras de urbanização, saneamento, habitação, pavimentação e prevenção em áreas de risco, como a contenção de encostas”.
O prefeito de Montes Claros, Tadeu Leite, não pôde participar da conferência, mas se mostrou otimista com o anúncio feito pelo ministro:
- Quando o Lula esteve em Pirapora, no fim do ano passado, eu entreguei pessoalmente ao presidente o nosso Projeto de Saneamento. Fomos uma das primeiras cidades do país a entregar uma proposta destinada ao PAC II. Por este motivo, é grande as chances de sermos contemplados com o Programa de aceleração do crescimento.
O secretário municipal de Governo, Sérgio Amaral, que representou o prefeito em Brasília, conversou pessoalmente com o ministro Márcio Fortes. Amaral também acredita que Montes Claros irá receber investimentos do governo federal: “Além do projeto de 80 milhões de reais, entregue pelo próprio Tadeu ao presidente Lula, apresentamos outro de prevenção de riscos, no valor de 65 milhões de reais. Temos duas vantagens em relação aos outros municípios: saímos na frente ao entregar os projetos; e todos já foram protocolados e estão recebendo acompanhamento técnico da prefeitura”.
Além dos dois projetos em andamento no ministério das Cidades, Amaral confia que outros investimentos deverão chegar a Montes Claros: “A segunda etapa do PAC II vai dar atenção especial as obras para abertura e conservação de estradas vicinais, postos comunitários de segurança, creches, pré-escolas e unidades básicas de saúde. O prefeito Tadeu Leite e uma equipe técnica já estão preparando novos projetos, nessas áreas, para serem apresentados. Certamente receberemos mais recursos”.
A previsão da prefeitura de Montes Claros é que os projetos de saneamento e de prevenção de riscos, que juntos somam quase 150 milhões de reais, sejam aprovados e saiam do papel até o fim do ano. Com este valor será possível, por exemplo, iniciar as obras no Córrego do Cintra, que iria beneficiar milhares de moradores. Já os demais projetos, que ainda estão em fase técnica de produção, precisam ser entregues até o dia 17 de junho.