Samuel Nunes
Repórter
O vereador Valcir Soares (PTB) participou na semana passada de reunião em Belo Horizonte de lançamento da frente parlamentar mineira de acessibilidade e da frente mineira de proteção e defesa do idoso e do portador de necessidades especiais, onde estiveram representadas várias cidades do estado.
O vereador disse que foram alcançados resultados positivos e ressaltou a importância do encontro, ao afirmar que somente em Minas Gerais mais de 2,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que representa 16% da população mineira. Ainda segundo Valcir, no Brasil, são mais de 28 milhões de portadores de deficiência e muitos são penalizados pelo não-cumprimento de leis que vão ao encontro das suas necessidades.
- Tenho certeza de que o Norte de Minas faz parte dessa expressiva porcentagem. Como vereador e presidente da associação dos deficientes de Montes Claros, entidade que é referência na região, posso afirmar que sou um profundo conhecedor das demandas e dificuldades que esse público enfrenta diariamente - diz.
Valcir afirmou ainda que o governo do estado, em parceria com municípios e iniciativa privada, tem se esforçado para cumprir a legislação e fazer com que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados em todo o estado. Disse também que o estado dispõe de inúmeros programas de incentivo, além de órgãos e autarquias estaduais, como a coordenadoria especial de apoio e assistência à pessoa com deficiência, comprometidos de forma sistemática com questões que envolvem os deficientes.
- Temos mais de 100 vereadores que têm algum tipo de limitação e nem por isso deixam de atuar normalmente em suas câmaras municipais. São homens e mulheres de bem, eleitos pelo povo, que desenvolvem trabalho exitosos no que tange à defesa das pessoas portadoras de deficiência - conclui.