Raquel Muniz: Acredito na melhoria do nosso país e temos
que começar fazendo isso:dando um lar para as famílias carentes,
pois tudo começa dentro dos lares
Christine Antonini
Repórter
Na tarde da última quinta-feira (27), a deputada federal Raquel Muniz (PSD) promoveu no auditório da Amams – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene um encontro com os prefeitos do norte de Minas e com o ministro, também presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, com objetivo de discutir a expansão de projetos habitacionais para todos os municípios, visando reduzir a demanda reprimida de pelo menos 30 mil casas em toda região. O projeto atenderá famílias com renda de até dois salários mínimos.
O Programa Minha Casa Minha Vida é uma proposta do Governo Federal que usa recurso do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) transferidos do Orçamento Geral da União (OGU) para viabilizar a construção de unidades habitacionais. Os prefeitos que desejam receber os conjuntos habitacionais tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Minha Casa Minha Vida com a nova tabela de valores que estipula, além de preços mais baixos, maior facilidade para adquirir os imóveis.
De acordo com o ministro, Gilberto Occhi, o prefeito que se interessar em implantar a proposta deverá agendar uma reunião na Superintendência Regional da Caixa, localizada em Montes Claros.
IMPORTÂNCIA DO LAR
A deputada Raquel Muniz ressaltou a valor do encontro com o propósito de proporcionar aos brasileiros carentes a aquisição da casa própria, entendendo que o lar tem enorme importância para a estabilidade das famílias.
- Acredito na melhoria do nosso país e temos que começar fazendo isso: dando um lar para as famílias carentes, pois tudo começa dentro dos lares. Temos que olhar a crise econômica como uma oportunidade para encarar os desafios – disse ela.
- Com esse programa da Caixa vamos valorizar nosso povo norte-mineiro. O Brasil tem jeito - enfatizou a deputada Raquel Muniz.
CENÁRIO
Gilberto Occhi discorreu sobre o atual cenário econômico brasileiro. Segundo ele, a economia está se recuperando, principalmente nos últimos 45 dias com o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cerca de R$16 milhões estão circulando no mercado. O mês de abril está fechando com 17 mil moradias entregues em Minas Gerais.
- Temos grande demanda de pessoas que querem sair do aluguel. O crédito imobiliário é o financiamento mais solicitado nos bancos e por isso temos que investir nesse segmento. Nesse ano, o mercado imobiliário, em três meses, foi 24% melhor do que no mesmo período do ano passado - pontuou o ministro.
FUNÇÃO DO EXECUTIVO
Ainda segundo Occhi, o gestor público municipal deve organizar a demanda e fazer um projeto voltado para a realidade dos moradores da cidade.
- Basicamente a prefeitura tem que efetuar uma parceria com alguma construtora, que ficará responsável pelas obras das moradias. A Caixa financiará a compra destes imóveis com o subsidio dentro do programa Minha Casa Minha Vida.
O ex-prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, também participou do encontro na Amams