Os deputados da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais devem ouvir na tarde desta quarta-feira, o diretor-presidente da Companhia de Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), Alonso Reis da Silva, a respeito da situação do abastecimento de água nos municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Na reunião serão discutidos os impactos da falta de água nas condições de saúde da população. De acordo com o presidente da Comissão e autor do requerimento, deputado Arlen Santiago (PTB), a região sempre sofreu com sol forte e chuvas escassas, mas há um problema de gestão que agrava a crise hídrica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
MELHORAS URGENTES
- É neste âmbito que contamos com o apoio da Copanor. Medidas emergenciais, como a liberação de caminhões-pipa, são importantes, mas é preciso melhorar os atuais sistemas de água e esgoto existentes - afirmou Arlen Santiago.
De acordo com o parlamentar, dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud, indicam que a cada dia, aproximadamente 5 mil crianças no mundo morrem devido a doenças facilmente evitáveis, relacionadas com o saneamento precário e o consumo de água sem qualidade.