Samuel Nunes
Repórter
Segundo o vereador pastor Altemar (PSC), tramita na câmara municipal projeto de lei de sua autoria que institui tempo máximo de 45 minutos de espera por atendimento nos hospitais públicos e unidades básicas de saúde do município. A expectativa do vereador é de que, diante dos problemas vivenciados pela população, o projeto seja votado em regime de urgência nas próximas reuniões.
Segundo o projeto, o tempo de espera pela triagem não poderia passar de 25 minutos e para atendimento pelo médico, de 20 minutos, totalizando 45 minutos.
- Os hospitais públicos e as unidades básicas de saúde deverão afixar em local visível à população material indicativo do conteúdo desta lei - diz.
O vereador considera preocupante a falta de pediatras em alguns postos, uma vez que as variações climáticas afetam principalmente as crianças.
De acordo com Altemar, é preciso contratar mais médicos para os postos de saúde a fim de solucionar imediatamente o problema. Ele lembra que muitos casos poderiam ser resolvidos nos postos de saúde, mas, devido à falta de médicos, as pessoas vão para os pronto-socorros dos hospitais, onde ficam horas e horas à espera de atendimento.
O vereador espera que, com o projeto de sua autoria, o problema seja pelo menos amenizado. O cumprimento da lei seria fiscalizado pelo município, por meio da secretaria municipal de Saúde.
- Ao buscar o atendimento de suas necessidades médicas pelo estado, a população nada mais faz do que buscar um de seus mais importantes direitos, assegurado pela Constituição federal e pelas leis vigentes, o direito à saúde. Portanto, a esperança é de que os problemas vivenciados pela população possam ser, pelo menos, amenizados - conclui.