Conscientizar a população sobre a necessidade cada vez maior de proteção ao meio ambiente, fundamental e indispensável para a preservação da vida. Este foi o objetivo do vereador Alfredo Ramos, do PT, ao apresentar à câmara municipal, na reunião de ontem, projeto que dispõe sobre a oficialização do hino ecológico municipal de Montes Claros, que seria a música O Sal da Terra, de autoria do cantor e compositor montes-clarense Beto Guedes e do fluminense Ronaldo Bastos.
De acordo com o vereador, a cidade pode ser a primeira no Brasil a adotar esta medida e servir de modelo para as demais. Ele afirma que a proposta é dispensar atenção especial aos jovens e adolescentes das escolas.
- A proposição começou a tramitar ontem e a expectativa é de que seja colocada em pauta nos próximos dias pelo presidente da casa, Athos Mameluque (PMDB), logo que tenha parecer da comissão de legislação e justiça. Como o projeto é relevante e trata de um tema atual, que é a preservação ambiental, preocupação de todos, não tenho dúvida de que será aprovado por unanimidade e sancionado pelo executivo, para entrar em vigor imediatamente – disse o vereador do PT.
Alfredo Ramos disse ser preciso trabalhar cada vez mais em defesa do meio ambiente. De acordo com o projeto, o hino ecológico municipal poderá ser entoado em todas as solenidades voltadas para temas ecológicos e ambientais.
- Fazer da música O Sal da Terra um hino ecológico municipal é tratar da conscientização sobre a defesa dos ecossistemas. Proteger e conservar o meio ambiente terrestre é um dever de cada cidadão. Nós temos o hino nacional, o hino da independência, da proclamação da república, das forças armadas. Esse caráter comunitário compreende coisas abstratas e também concretas, relevantes na história de um país - concluiu.