Samuel Nunes
Repórter
Segundo o vereador Valcir Soares (PTB), tramita na câmara municipal projeto de sua autoria, que já tem parecer favorável da comissão de constituição e justiça, que prevê a instalação de biombos, tapumes ou estruturas similares nas agências bancárias, para preservar a segurança dos clientes e funcionários.
- Vou articular com cada vereador para que, diante da relevância do projeto, este seja votado em regime de urgência. Tornou-se comum em Montes Claros o chamado golpe da saidinha, muito comum em grandes cidades como Belo Horizonte, no qual um comparsa fica no interior de uma agência bancária e simula a realização de alguma operação, enquanto observa o movimento para cometer algum delito. Quando se percebe que algum cliente fez uma grande retirada, liga do celular para comparsas armados que esperam do lado de fora e passam as características da vítima - explica.
Para o vereador, a câmara municipal tem que contribuir de alguma forma para coibir este tipo de ação, e o projeto de lei é um valioso instrumento para, pelo menos, amenizar os roubos que vêm acontecendo.
- É válido salientar que já bastam a altas taxas de juros que o cliente paga às agências bancárias. Segurança é importante para todos e a expectativa é de que o projeto seja votado já nas próximas reuniões ordinárias - conclui.