PROJETO PARLAMENTO JOVEM ESTÁ NA RETA FINAL

Jornal O Norte
Publicado em 22/06/2010 às 08:55.Atualizado em 15/11/2021 às 06:31.

Samuel Nunes


Repórter



As 12 câmaras municipais mineiras que participam do Parlamento Jovem de Minas 2010 começam a se preparar para o encerramento da etapa municipal do projeto, uma iniciativa da assembleia legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais. A partir desta segunda quinzena do mês de junho, elas vão agendar a sessão final dos PJ municipais, onde serão apreciadas as propostas de ação para o poder público em torno do tema Resíduos Sólidos - Meio Ambiente. Participam desta edição as câmaras de Belo Horizonte, Ouro Preto, Divinópolis, Capelinha, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco e Viçosa.



Ao longo desse semestre, os estudantes de ensino médio que aderiram ao projeto participaram de uma série de atividades de formação política e de conhecimento sobre o tema. As ações, integrantes do calendário dos PJ municipais, visaram subsidiar a elaboração das propostas e preparar os estudantes para atuarem no parlamento, na condição de cidadãos, discutindo e propondo soluções para problemas locais e estaduais. Nesta primeira edição do Parlamento Jovem de Minas 2010, participam cerca de 800 estudantes de escolas do ensino médio de 12 municípios mineiros. As câmaras participantes são responsáveis pela implantação e desenvolvimento do projeto no município, articulando as escolas de ensino médio e as instituições parceiras e coordenando as ações realizadas no legislativo.



No dia 16 de agosto serão realizadas as reuniões de grupos de trabalho, para discussão do documento base e consolidação e votação das propostas que serão apreciadas em plenário. Os estudantes serão divididos em três grupos, de acordo com os subtemas produção, destinação e reaproveitamento. Ainda poderão apresentar, nessa etapa, até duas novas propostas por subtema para compor o documento.



O encerramento do projeto será no dia 17 de agosto. Durante a sessão final, os 120 estudantes deverão escolher 12 entre as 30 propostas a serem apreciadas em plenário para compor o documento final, que será levado à comissão de participação popular para análise e encaminhamentos.



Cristiane Alves Nunes, secretária da escola do legislativo da câmara municipal de Montes Claros, ressalta a importância dos jovens no processo de conhecimento da atividade parlamentar dos vereadores de forma ativa; do parlamento jovem para a formação política do jovem; e, ainda, dos monitores, que orientam de forma dinâmica os estudantes.



Com informações ALMG

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por